O premiê turco, Ahmet Davutoglu, informou que o homem-bomba que atacou uma área turística em Istambul nesta terça-feira (12) é um "estrangeiro membro do Estado Islâmico".
Ele informou ainda que, dos dez mortos, nove são cidadãos alemães. Não está claro se o décimo morto é o próprio terrorista. Ao menos 15 pessoas ficaram feridas.
Davutoglu afirmou que a Turquia está determinada a combater o grupo extremista até que deixe de ser uma ameaça ao mundo.
Antes, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, havia dito que um sírio de 28 anos havia realizado o ataque na região de Sultanahmet, próxima à Mesquita Azul e à Basílica de Santa Sofia, importante área turística da maior cidade da Turquia.
A explosão aconteceu pouco depois das 10h no horário local (6h em Brasília) e pôde ser ouvida a mais de um quilômetro de distância.
A região tem alta concentração de monumentos históricos e é visitada diariamente por milhares de turistas. Várias ambulâncias e policiais foram enviados ao local. Imagens divulgadas por canais de TV mostram vários corpos no chão e o deslocamento de vítimas a hospitais.
Em entrevista à BandNews FM, o encarregado do Consulado Brasileiro na Turquia, José Wilson Moreira, disse que não há brasileiros entre as vítimas e que existe uma recomendação para que certas regiões da cidade sejam evitadas.
Caso algum brasileiro precise de ajuda na Turquia, o telefone de plantão do Consulado-Geral do Brasil em Istambul é (009) 0 554 834-5952. (Com agências internacionais)
Comentários
Postar um comentário