Nossos parques nacionais são uma verdadeira jóia para o explorador interessado.
Com uma miríade de vistas de tirar o fôlego, dos picos de montanhas deslumbrantes a lagos azuis cristalinos. Bem como milhares de quilômetros de trilhas para caminhada, locais históricos e muito mais.
A prova está nos números.
De fato, os Parques viram 330 milhões de visitantes recreativos em 2017. O que é um enorme aumento de 40% no número de acessos a partir de 1980. Ter mais pessoas entrando no deserto é tudo de bom. Mas há apenas um pequeno problema.
Os aventureiros estão saindo quase sem suprimentos ou habilidades. T hey propositadamente ignorar todos os procedimentos de segurança e as precauções locais, andar por caminhos com sinais claros que indicam as áreas foram proibidos ou fechada ao público. E pior, eles estão enfrentando exposição e fome. Sim, é burro, mas as pessoas realmente fizeram isso. Isso pode acontecer mais rápido do que você pensa.
Um momento, você está caminhando por uma linda floresta. Então você de repente parece ter saído da trilha. Sem noção de onde você está, o pânico se desdobra lentamente. Essas malditas árvores parecem todas iguais! Você não passou esse rio 10 minutos antes? Você seguiu a trilha da direita ou da esquerda? Então, o que você pode fazer quando está perdido no deserto?
Leia sobre as melhores dicas sobre como você pode saciar sua sede, através da terceirização e purificação da água potável.
Como encontrar água na natureza
Por que a água é essencial para sua sobrevivência? Bem, em uma situação típica de sobrevivência , comida e abrigo (a menos que enfrentem condições geladas) não são suas prioridades imediatas.
Seu corpo usa cerca de 2 litros de água por dia para simplesmente funcionar. Do processamento de alimentos, circulação de sangue, regulação da temperatura do corpo (e prevenção de hipertermia e hipotermia), para pensar claramente, bem como para manter uma série de outras funções corporais importantes.
Então, se você não tiver água por 24 horas, você terá dificuldades para realizar as tarefas físicas e mentais necessárias para sobreviver. Avanço rápido 48 horas, após um total de 3 dias sem água, suas funções corporais começarão a ser desligadas.
Nunca confie na sede como um indicador de como você está desidratado. Um indicador mais confiável é a urina de cor escura.
Felizmente, com um pouco de know-how, a água pode ser facilmente encontrada em praticamente qualquer clima:
As 10 melhores maneiras de encontrar água potável
Orvalho da manhã
Procurando uma maneira de coletar até um litro de água por hora?
Amarre panos absorventes (ou tufos de grama fina) em torno de seus tornozelos. Faça um passeio matinal por grama alta, etc., antes que o sol nasça. Então torça os panos saturados.
Água da chuva
A coleta de água da chuva é uma das maneiras mais seguras de se hidratar. Mais verdade em áreas rurais do que em locais urbanos (onde a chuva viaja através da poluição, etc. primeiro). Os dois principais métodos de coleta de água da chuva são:
- usando qualquer container que você esteja carregando e;
- amarrar os cantos de uma lona ao redor de uma árvore, de modo que fique fora do chão, depois coloque uma pequena pedra no centro para criar uma cavidade para a água se acumular.
Córregos, rios, lagos
Sua melhor opção é a água limpa e fluida, como pequenos riachos. Rios menores também são Ok, mas os maiores são às vezes poluídos. Finalmente, lagos e lagoas também são Ok, mas eles estão estagnados, então pode haver uma chance maior de bactérias.
Comece usando seus sentidos. Fique parado e ouça. Você pode ouvir água corrente, mesmo a uma grande distância.
Use os olhos para procurar pegadas de animais, a trajetória de vôo dos pássaros (ou mesmo enxames de insetos), o que pode levar à água. Os melhores horários são as manhãs e as noites. No deserto, as trilhas são muito mais fáceis de detectar.
Explore seu ambiente imediato. A água corre para baixo, por isso siga quaisquer vales ou barrancos, etc. Se você chegar a um terreno baixo, muitas vezes encontrará água.
Vegetação
Em ambientes quentes ou tropicais, onde a vegetação é abundante, procure por frutas, plantas carnudas (cactos) e raízes. Colocá-los em um recipiente, esmagá-los em uma polpa com uma pedra e recolher o líquido. Evite cocos maduros age como o leite é um laxante; ficar com cocos verdes e verdes. Para folhas carnudas ou caules como bambu, drene o líquido cortando os talos na base de uma articulação.
Transpiração Vegetal
Neste processo, a umidade viaja das raízes de uma planta até debaixo de suas folhas, e então se vaporiza na atmosfera. Antes do nascer do sol, amarre um saco grande em torno de um arbusto verde ou galho de árvore. Use uma pequena pedra para pesar a bolsa para que a água possa ser coletada. Conforme a planta transpira, em vez de se dissipar, ela se acumula na sua bolsa.
Fendas da rocha e árvore Crotches
Em áreas desérticas, a água pode se acumular nas fendas rochosas e nas cristas dos galhos das árvores. Mesmo que não seja visível, excrementos de pássaros ao redor de uma fenda de rocha podem indicar que a água está dentro. Coloque um pedaço de pano na virilha ou nas rachaduras, absorva a umidade e torça-a.
Subterrânea ainda
Em climas particularmente quentes, um alambique pode oferecer uma fonte confiável de água, muitas vezes substancial. Localize uma área que receba a luz do sol durante a maior parte do dia. Cave um poço em forma de tigela com 1 metro de largura e 0,60 metros de profundidade. Coloque um grande recipiente em um buraco no fundo do poço. No centro desta cobertura, coloque uma pequena rocha criando um cone invertido sobre o seu recipiente. Cubra o fosso com folhas de plástico (claras). Mantenha-o no lugar usando pequenas pedras. A água irá coletar no recipiente na parte inferior. Normalmente, você precisará de pelo menos três fotos para a ingestão diária de água de uma pessoa.
Neve derretida
Nas montanhas ou regiões mais frias, procure por gelo de água doce, que tem uma estrutura cristalina, é uma cor azulada e lascas quando cortado com uma faca (por exemplo, de icebergs). Evite gelo salgado, que é cinza e opaco.
Misture a neve com a outra água que você tem, despeje-a até que derreta. Neve de aquecimento diretamente pode chamuscar isto e fazer isto mau gosto.
Nunca coma neve sem derreter primeiro. Comer neve diretamente de sua fonte diminuirá a temperatura do seu corpo, então, para se manter aquecido, seu corpo compensa elevando sua taxa metabólica, resultando em desidratação. A neve pode ser uma ótima fonte de água, mas deve primeiro ser derretida e purificada.
Poços
A escavação pode ser sua melhor aposta em regiões áridas como lagos áridos do deserto, leitos de rios secos, pés de falésias e áreas de vales mais baixos.
Em qualquer lugar há vegetação verde ou umidade no chão, em seguida, cavar um grande buraco em torno de 1 metro de profundidade, e é provável que você veja a água se infiltrando.
Poços da praia
Normalmente, a cerca de 30 metros da costa (depois da primeira duna de areia), cave um buraco de 1 metro na praia. Coloque pedras no fundo e troncos nas laterais. O poço pode agora encher sem colapsar ou muita areia caindo na água. O poço será preenchido com água doce, tanto a água da chuva coletada (que corre nas dunas), como a água do mar filtrada com areia. Afaste-se da costa, se ela estiver salgada.
Notas de advertência:
- Nos métodos acima, envolvendo vegetação selvagem e em crescimento, certifique-se de não coletar água de plantas venenosas.
- A seiva das plantas deve ser usada dentro de 24 horas. Depois disso, será muito perigoso beber quando começar a fermentar.
- Purifique toda a água que você coletar antes de beber.
- Evite fluidos que não sejam água, que você pode achar que pode usar como substitutos para a coisa real: bebidas alcoólicas desidratam o corpo; a urina inclui resíduos corporais nocivos e é 2% de sal; o sangue precisa de fluidos corporais adicionais para digerir e pode transmitir doenças; a água do mar é 4% de sal e também requer fluidos corporais para purificar, esgotando o suprimento de água do seu corpo.
Os 5 perigos de beber água suja
Riachos claros, rios e lagos podem parecer limpos. Na verdade, milhões de organismos microscópicos prosperam em água doce. Se você não filtrar e purificar, você pode ficar gravemente doente de bactérias na água contaminada. Em um cenário de sobrevivência, é sempre melhor ser cauteloso.
Existem 5 tipos principais de contaminantes que você precisará remover da água, para torná-lo seguro:
Turbidez
Água que é enlameada devido a lama ou areia, etc. (inclusive) o material apodrecendo.
Bactérias
Organismos unicelulares, que podem causar doenças, alguns potencialmente fatais.
Vírus
Parasitas microscópicos que podem causar doenças graves em organismos infectados, por exemplo, Hepatite A.
Parasitas
Esses organismos vivem em um hospedeiro (humano ou animal) e muitas vezes podem causar doenças. Por exemplo vermes ou protozoários.
produtos quimicos
Por exemplo, pesticidas ou poluição industrial. Geralmente causado por agricultura, silvicultura ou mineração nas proximidades.
Como ferver a água
Use algum material adequado, como roupas (por exemplo, uma camisa) para filtrar qualquer sedimento. Antes de ferver qualquer água, você precisará fornecer um recipiente à prova de fogo. Você pode ferver a água em uma lata de metal (por exemplo, bebida / comida de alumínio limpa).
Outros recipientes improvisados incluem um copo ou mesmo uma garrafa de plástico. Despeje a água na garrafa para que ela esteja cheia. Cap. Em seguida, coloque-o sobre carvão quente. Como não há ar dentro da garrafa, ela não derrete. O método alternativo (por exemplo, não ter água suficiente para encher completamente a garrafa) é usar um fio para pendurar diretamente sobre o fogo.
Se você não tem acesso a um incêndio , outra maneira de destruir os microorganismos é colocando a água em um recipiente transparente sob a luz do sol. Dez minutos de ebulição devem ser suficientes.
Usando Tablets para Purificação
Muitas empresas produzem comprimidos de purificação. Você precisará verificar seus ingredientes, pois muitas pessoas podem sofrer reações alérgicas ao iodo (um dos principais constituintes).
Use um pano para esticar o grão / sujeira (como com a ebulição). Em muitos casos, a água turva geralmente pode ser purificada usando mais de 1 comprimido. Após 30 minutos, lave a tampa da garrafa com um pouco de água tratada.
Oxigenar a água tornará mais palatável. Para fazer isso, despeje-o de um recipiente para outro.
Comentários
Postar um comentário