Investidores se preparam para impacto como o câncer que está devastando "a economia real" começa a se espalhar
2019 com certeza tem sido um ano estranho até agora. Em Wall Street, tudo tem surgido para os investidores até este ponto. Os preços das ações subiram mais de 10% no acumulado do ano, e os terríveis acidentes do final do ano passado estão rapidamente desaparecendo da memória. Enquanto isso, a economia real está literalmente caindo aos pedaços bem na frente dos nossos olhos. A inadimplência da dívida está em níveis sem precedentes, as falências estão em alta, as lojas de varejo estão fechando em ritmo recorde, essa é a pior economia para os agricultores desde o início dos anos 80, as exportações despencam e uma nova crise imobiliária já começou. O câncer econômico está se espalhando rapidamente por todo o país, e a economia dos EUA está se deteriorando no ritmo mais rápido que temos visto desde a última recessão. Então, quanto tempo demorará até que Wall Street alcance a realidade econômica?
O setor de varejo está sendo particularmente atingido. No final da semana passada, grandes varejistas anunciaram 465 fechamentos de lojas em um único período de 48 horas…
O 'apocalipse de varejo' está vivo e bem esta semana com grandes redes como Gap, JCPenney, Victoria's Secret e Foot Locker anunciando fechamentos massivos, totalizando a morte de mais de 465 lojas nas últimas 48 horas.
E esses fechamentos já trazem o total geral de 2019 para “um enorme fechamento de 4.309 lojas” …
Isso se baseia nos recentes anúncios de fechamento de lojas da Gymboree, Payless ShoeSource, Charlotte Russe e da controladora da Ann Taylor, Ascena Retail, para citar alguns. Um enorme fechamento de 4.309 lojas foi anunciado pelos varejistas apenas nos dois primeiros meses deste ano, disse a Coresight Research em uma nota de pesquisa na sexta-feira. Isso está bem à frente do número de anúncios que a empresa de pesquisa de mercado acompanhava na mesma época, há um ano.
O termo "apocalipse de varejo" está sendo jogado com tanta freqüência nos dias de hoje que quase perdeu seu significado, mas o pior ainda está por vir.
Enquanto isso, as demissões estão começando a ficar rápidas e furiosas agora. Por exemplo, recentemente fiquei sabendo dos principais cortes de empregos que acabaram de acontecer na Carolina do Norte ...
A Duke Energy Corp. eliminou 1.900 posições em sua última rodada de reduções de empregos, em grande parte por meio de aquisições voluntárias, mas com algumas demissões involuntárias incluídas.
Pela primeira vez desde a última recessão, acho que é hora de começar a visitar sites como o Daily Job Cuts regularmente mais uma vez. Milhões de americanos perderam seus empregos em 2008 e 2009, e muitos de vocês ainda se lembram de como isso foi doloroso.
No meio do país, a grande novidade é o “apocalipse da fazenda”. Na semana passada, ficamos sabendo que a dívida agrícola já saltou 30% desde 2013 ...
“A dívida agrícola tem aumentado mais rapidamente nos últimos cinco anos, aumentando em 30% desde 2013 - de US $ 315 bilhões para US $ 409 bilhões, segundo dados do USDA, e de US $ 385 bilhões no ano passado - para os níveis vistos no ano passado. Nos anos 80 ”, disse Perdue em seu depoimento ao Comitê de Agricultura da Câmara.
Como resultado desta gigantesca montanha de dívidas, uma tonelada de pequenas e médias fazendas estão afundando. Como observei no outro dia, a inadimplência da dívida agrícola atingiu agora o nível mais alto que testemunhamos em 9 anos .
Eu realmente não entendo as pessoas que estão nos dizendo que tudo vai ficar bem.
Tudo não está bem, e as coisas estão piorando a cada dia que passa. A pesquisa de manufatura da ISM atingiu o nível mais baixo em 26 meses , e para muitos números econômicos extremamente sinistros, por favor, veja meu artigo anterior intitulado "18 números realmente grandes que mostram que a economia dos EUA está começando a se desfazer rapidamente" .
Claro que não é só os EUA que estão sofrendo. No norte, o Canadá está literalmente à beira da recessão ...
O governo canadense chocou a mídia financeira e econômica profissional com o último lançamento do PIB do quarto trimestre,mostrando que a economia praticamente parou de crescer 0,1%.
E na Europa, as coisas podem ser ainda pior. A Alemanha deve ter a economia mais forte de toda a região, mas eles também estão à beira da recessão ...
A economia do país escapou de entrar no território da recessão no mês passado, com o PIB crescendo apenas 0% após uma contração de 0,4% no período anterior de três meses. Mas a Alemanha pode estar a apenas algumas semanas de um duplo golpe ameaçador de recessão, uma vez que o possível Brexit e o aviso de Donald Trump para aumentar as tarifas de carros em até 25% podem fazer a economia cair. Os ministros da chanceler Angela Merkel entraram em um plano frenético para evitar uma catástrofe econômica que pode acabar com o crescimento de ouro da maior economia da Europa por uma década.
Esta é uma desaceleração econômica global e muitos acreditam que ela será ainda pior do que a que experimentamos em 2008.
Mas como eu já avisei anteriormente , não estamos apenas caminhando para uma tempestade econômica. Tudo o que pode ser abalado será abalado e isso inclui nossas instituições governamentais.
No domingo, soubemos que o Comitê Judiciário da Câmara está abrindo uma investigação sobre a obstrução da justiça pelo presidente Trump. A seguir vem da Reuters …
O Comitê Judiciário da Câmara buscará documentos de mais de 60 pessoas e organizações ao iniciar investigações sobre possíveis obstruções à justiça e abuso de poder pelo presidente Donald Trump, disse o presidente do painel no domingo.O presidente do comitê, Jerrold Nadler, disse à rede "This Week", da ABC, que o painel queria documentos do Departamento de Justiça, o filho do presidente, Donald Trump Jr. e o diretor financeiro da Organização Trump, Allen Weisselberg, entre outros.
Este será um ano de grande agitação governamental. E não importa qual lado saia vitorioso das lutas legais e da eleição de 2020, a verdade é que nossas instituições governamentais nunca mais serão as mesmas.
De 2016 a 2018, os Estados Unidos experimentaram um tempo de relativa paz e prosperidade, e muitas pessoas estavam convencidas de que essa bolha de prosperidade falsa e insustentável poderia continuar indefinidamente.
Agora está ficando muito claro o que está à nossa frente, e muitas pessoas estão começando a surtar.
Comentários
Postar um comentário