Como sobreviver ... um ataque de faca


Como sobreviver a um ataque de faca

Vivemos em uma época em que os ataques terroristas são uma ameaça constante e muito real, da qual poderíamos nos envolver a qualquer momento. Na última semana, vimos ataques horríveis na Nova Zelândia e na Holanda. Embora as armas usadas em ambos os ataques tenham sido armas de fogo, houve muitos ataques terroristas baseados em facas nos últimos anos, mais notavelmente o ataque da London Bridge em 2017, no qual oito vítimas perderam suas vidas. Além disso, o crime com faca no Reino Unido também está em alta, com os números oficiais informando que houve 285 mortes por faca ou instrumento afiado nos 12 meses que terminam em março de 2018 - e não há sinal de declínio até o momento.

Então, o que você deve fazer se você se encontrar em uma situação em que você está enfrentando um atacante com uma faca?

Pode parecer óbvio, mas é sempre melhor tomar medidas para reduzir o seu risco ao viajar - não importa quão longa ou curta seja a viagem. Lembre-se, os ataques de faca são extremamente imprevisíveis - mas ainda há coisas que você pode fazer para melhorar sua segurança.

Dicas para viagens a pé

● Evite andar sozinho, se possível. 
● Se você percorrer regularmente o mesmo trajeto, por exemplo, entre o trabalho e a residência, considere a possibilidade de variar seu percurso aleatoriamente. Apenas certifique-se de seguir rotas conhecidas e mais movimentadas. Evite sempre atalhos através de áreas apagadas ou isoladas. 
● Esconda qualquer joia cara. 
● Resista à tentação de ouvir música, livros de áudio, etc. em seus fones de ouvido ao caminhar. Seu senso de audição é vital para se manter seguro. 
● Escolha calçado que permita que você corra, se necessário. 
● Preste atenção em quem está ao seu redor e como eles estão se comportando.

Dicas para viajar em transporte público

● Sempre espere em um ponto de ônibus bem iluminado, de preferência em uma área bastante movimentada. Ao usar ônibus ou trens à noite, tente arranjar alguém para conhecê-lo. 
● Ao usar qualquer forma de transporte público, escolha um assento próximo ao motorista ou localizado em uma carruagem movimentada. Certifique-se de ter uma boa visão e esteja alerta para o que está acontecendo ao seu redor. 
● Certifique-se sempre de que seu táxi está registrado - será óbvio se for. É sempre aconselhável escolher um operador de táxi com o qual esteja familiarizado, sempre que possível.

O que fazer se você for abordado

● Continue em movimento - é sempre melhor colocar a maior distância possível entre você e qualquer arma em potencial. Se você puder, corra. Tente ir em direção a áreas mais movimentadas e iluminadas, como lojas ou estradas principais. 
● Faça algum barulho! Sua voz é uma das suas melhores defesas contra um invasor. Se alguém ameaçar você ou você acreditar que vai, grite "socorro" o mais alto que puder e continue gritando até que a ajuda chegue ou seu atacante fique assustado. Um alarme de ataque pessoal também pode ser útil.

O que fazer se você for atacado com uma faca

● Se alguém realmente começar a atacá-lo com uma faca, tente colocar barreiras entre você e o atacante. Móveis de rua, como bancos, lixeiras e postes de iluminação, podem dificultar a chegada de um invasor, assim como carros e até carrinhos de compras. Jogue as coisas se você precisar - o ruído também irá atrair a atenção. 
● Proteja seus órgãos e artérias. Se o atacante conseguir chegar até você e você não puder escapar, faça o possível para proteger órgãos e artérias vitais. Recomenda-se levantar as mãos fechadas na sua frente, assumindo a postura defensiva que um boxeador normalmente usa. Isso protege seu rosto, pescoço, pulmões, coração e artérias principais.
● Não desista. Se você foi forçado a se defender de uma faca ou outra lâmina, não desista. Continue lutando o máximo que puder e tente gritar por ajuda.

O que fazer em um ataque terrorista

Se você se deparar com um ataque terrorista em que facas ou outras armas estão sendo usadas, a melhor coisa a fazer é seguir o conselho do 'Ministério do Trabalho, Esconder, Contar': 
● Executar: Se houver uma rota segura, deixe sua pertences por trás e fugir. Insista que os outros vão com você, mas não deixe que a indecisão deles te atrase. 
● Esconde: Se você não puder ir para a segurança, então se esconda em algum lugar com uma sólida barreira física entre você e o atacante. Bloqueie e barricule-se, transforme seu celular em silêncio e fique quieto 
● Diga: Se você estiver em um local seguro, chame a polícia com detalhes dos invasores e do local. O número de emergência para os países da UE é 112.

Outro conselho

Aprenda defesa pessoal 
Aprender defesa pessoal é outra maneira de ajudar a aumentar suas chances de sobrevivência em um ataque com faca. A maioria dos bons cursos de defesa pessoal agora inclui lidar com objetos pontiagudos e pode ajudar a melhorar drasticamente suas chances. Lembre-se, no entanto, que geralmente é recomendado que você não tente confrontar um invasor.
Aprenda os primeiros socorros 
Aprender os fundamentos dos primeiros socorros pode ajudar não apenas a salvar sua própria vida se você foi atacado por uma faca, mas também pode ser a diferença entre a vida e a morte se você testemunhar um ataque ou se deparar com uma vítima.

Comentários