Existem muitas razões pelas quais certas plantas não devem ser plantadas juntas.Às vezes é uma questão de altura. Por exemplo, uma planta de tomate alta roubará o sol de plantas menores nas proximidades. Ou pode ser uma questão de umidade.Hortelã, uma planta que busca água e um cacto do deserto não se dão bem próximos um do outro, já que têm necessidades conflitantes.
Outro problema são as plantas que são suscetíveis às mesmas doenças. Por exemplo, eu moro em um ambiente muito úmido e tenho problemas com um fungo na minha abóbora. Se eu plantar melões muito perto da abóbora, eles também serão infectados. Ao mantê-los separados, os melões sobrevivem por tempo suficiente para produzir uma colheita.
Além disso, existem plantas que danificam quimicamente outras plantas ou impedem seu crescimento. Essas plantas são chamadas de plantas alelopáticas.Eles deixam para trás produtos químicos que podem prejudicar ou matar certas outras plantas. Muitas das plantas mencionadas neste artigo são alelopáticas. Você pode estar plantando essas plantas juntas e depois se perguntando por que suas plantas não estão indo bem, especialmente se você tem um pequeno jardim onde as plantas estão todas aconchegadas juntas.
As plantas alelopáticas dificultam o planejamento do seu jardim. A maioria dos jardineiros domésticos não considera produtos químicos alelopáticos e simplesmente planta onde quer que tenha espaço. Eu suspeito que produtos químicos alelopáticos são provavelmente a fonte de muitos dos meus fracassos de colheitas ao longo dos anos. Agora que conheço essas plantas, minhas safras são mais confiáveis.
Aqui estão algumas plantas que não crescem bem quando plantadas juntas:
Batatas
Feijão e Ervilha
Brócolis e couve-florRepolho e couve-flor
EspargosCouve de Bruxelas
Couve-rábanoCenouras
Aipo
MilhoPepinos
Cebolas e a família Allium
BeterrabaGirassóis
MalmequeresAlface
Melões
Tomates
Feijão e Ervilha
Brócolis e couve-florRepolho e couve-flor
EspargosCouve de Bruxelas
Couve-rábanoCenouras
Aipo
MilhoPepinos
Cebolas e a família Allium
BeterrabaGirassóis
MalmequeresAlface
Melões
Tomates
Batatas têm problemas com muitas plantas. Eu costumo prendê-los em um canto distante do jardim porque eles não crescem bem com muitas das plantas no meu jardim.
Batatas e tomates são membros da mesma família, mas não crescem bem quando plantados juntos. As batatas retardam o crescimento do tomateiro e tornam-se mais suscetíveis à Phytophthora, conhecida como erva da batata, quando as plantas estão juntas. Quando rodando plantas, não plantar batatas ou tomates, onde o outro cresceu no ano anterior.
Batatas também não tocam bem com pepinos, melões, tomates, abóboras, nabos ou girassóis.
Ervilhas e feijões têm efeitos negativos em algumas plantas, incluindo todos os tipos de pimentão, doce e quente. A beterraba também é afetada por grãos polares de todos os tipos.
Nem brócolis ou couve-flor crescerá bem perto de pimentas, morangos, tomates e abóboras de todos os tipos, incluindo abobrinha, abóbora amarela e abóboras como abóboras.
Quando o repolho e a couve-flor são plantados juntos, eles são mais propensos a serem afetados pela Plasmodiophora brassicae, também conhecida como raiz do toco. O fungo faz com que as raízes inchem e se tornem incapazes de absorver água e a planta morre rapidamente. Rabanete e tomate também não se dão bem perto do repolho e da couve-flor.
Espargos não gosta de outras plantas que crescem muito perto, então dê um pouco de espaço à cama. É especialmente vulnerável ao crescimento deficiente quando plantado ao lado de cebola, alho e batatas.
Outro vegetal crucífero, couve de bruxelas não cresce bem ao lado de morangos ou tomates.
Couve-rábano é um vegetal crucífero da família do repolho e, como outros membros da família, não gosta de ser plantado perto de favos, tomates ou morangos.
As cenouras não crescem bem quando plantadas muito perto do endro. Eu aprendi isso da maneira mais difícil. Eu tinha condicionado o solo perfeitamente para aquelas cenouras, mas elas acabaram pequenas e malformadas. O endro teve um efeito muito perceptível na cultura. Agora eu sei mantê-los separados. As cenouras também não gostam de dividir espaço com nabos.
O aipo é um pouco difícil de cultivar em circunstâncias normais, mas para obter melhores resultados, ele nunca deve ser plantado perto de batatas ou pastinagas.
Milho e tomate devem ser separados devido à sua susceptibilidade a uma infecção fúngica comum. Se seus tomates forem infectados, eles infectarão o milho se eles tiverem sido plantados muito próximos. Ambas as plantas também são suscetíveis à lagarta do algodão, também conhecida como verme do milho e verme do fruto do tomate, outra boa razão para mantê-las separadas.
Pepinos são um dos primeiros vegetais que muitos novos jardineiros plantam e geralmente dão bons resultados. No entanto, eles não gostam de ser plantados perto de batatas, tomates, couve-flor ou qualquer uma das ervas aromáticas fortes como coentro, manjericão, alecrim, tomilho ou lavanda.
Cebola, alho, alho-poró e cebolinha têm um efeito desestimulante no feijão e na ervilha. Quando plantadas nas proximidades, plantas da família Allium, como cebolas, impedem o crescimento de feijões e ervilhas. Mas feijões e ervilhas têm seus próprios efeitos em outras plantas.
A beterraba não cresce bem perto de plantas de mostarda ou de qualquer membro da família do feijão ou ervilha.
Os girassóis emitem uma substância química a partir de suas raízes que impede o crescimento de plantas próximas e a competição por nutrientes. Este produto químico afeta uma área de pelo menos 12 polegadas ao redor das plantas. As cascas das sementes também contêm substâncias químicas tóxicas que matam a grama e outras plantas, então colha as cabeças das sementes antes que as sementes comecem a cair. Não plante outras plantas a menos de 30 cm de plantas de girassol. Também esteja ciente de que eles crescem muito alto e podem sombrear as plantas que amam o sol.
Os cravos-de-defunto são uma adição popular à horta porque mantêm longe muitas pragas. No entanto, eles têm um efeito negativo sobre o feijão e as ervilhas. Pólo, feijão e ervilha devem ser plantados longe dos cravos.
Planejar seu jardim é difícil o suficiente quando você está limitado em tamanho e adicionar essa informação tornará ainda mais difícil. Entretanto, é um trabalho considerar os efeitos que as plantas têm umas sobre as outras quando você elabora seu plano de jardinagem. Caso contrário, você pode acabar com um rendimento decepcionante e nunca entender o porquê.
A alface é fácil de cultivar quando plantada longe de feijões e beterrabas.Surpreendentemente, eles também não gostam de estar perto da salsa.
Melões também são suscetíveis a fungos capturados a partir de abóboras e também não devem ser plantados perto de batatas ou pepinos.
Pepinos, coentro e tomate são deliciosos juntos, mas eles não gostam de crescer muito juntos.
Comentários
Postar um comentário