Lançamento falha e astronautas fazem pouso de emergência no deserto



Dois astronautas, um russo e outro estadunidense viveram momentos de extrema tensão depois que o foguete russo Soyuz apresentou problema instantes após o lançamento, obrigando a tripulação a um pouso forçado no deserto do Cazaquistão.

Foguete Soyuz parte em direcao a Estacao Espacial, em 11 de outubro de 2018.
Foguete Soyuz parte em direcao a Estacao Espacial, em 11 de outubro de 2018.
O foguete partiu de Baikonur, no Cazaquistão, às 05h47 pelo Horário de Brasília, rumo à Estação Espacial Internacional, ISS, tendo a bordo astronauta Nick Hague e o cosmonauta Aleksey Ovchinin. A dupla iria se juntar aos outros três membros da Expedição 57, a bordo do complexo espacial.
Após o lançamento, quando o foguete já estava a mais de 160 km de altitude, algo inesperado aconteceu.


O momento da falha pode ser visto aos 42 segundos do vídeo, quando os astronautas são submetidos a uma série de solavancos. Clique para ver

Ao que tudo indica, a fase de desacoplamento entre a cápsula e o corpo do propulsor não aconteceu como o esperado, o que obrigou a dupla Hague e Ovchinin a uma manobra extremamente arriscada, que fez a nave retornar à Terra após uma orbita balística.


Toda a operação foi acompanhada em tempo real e chegou a fim quando a cápsula, suspensa em um paraquedas, tocou o solo do deserto do Cazaquistão a 20 quilômetros do leste de Dzhezkazgan, cerca de 20 minutos após o lançamento

Comentários