Disparo de Míssil Ar-Ar Iris-T e ejeção de tanque de combustível.
Disparo de míssil ar-ar Iris -T Foto - SAAB
O Gripen E concluiu com sucesso os primeiros testes para verificar a capacidade de liberar e lançar cargas úteis externas. Os testes foram realizados em outubro de 2018 no Centro de Testes de Vidsel, no norte da Suécia.
Os testes, conduzidos pela primeira aeronave de teste Gripen E (designada 39-8), consistiam em alijar um tanque externo de combustível e um disparo de um míssil Ar-Ar IRIS-T.
“Como piloto, voar como cargas externas, como tanque combustível e mísseis, é importante para permitir a avaliação de como a aeronave se comporta com as cargas externas. Este teste também foi usado para avaliar o efeito na aeronave ao liberar e lançar as cargas. O destaque foi, claro, ao acionar o gatilho e ver o míssil disparar. Isso também nos aproxima da preparação da aeronave para o seu uso operacional ”, disse Marcus Wandt, piloto de testes do Gripen da SAAB.
“Estou satisfeito em ver a aeronave se comportando e ter a performance de acordo com as nossas expectativas, o que prova seu projeto inteligente e engenharia de classe mundial da SAAB. O programa está no bom caminho e estamos fazendo um bom progresso no programa para a entrega aos nossos clientes suecos e brasileiros ”, diz Jonas Hjelm, vice-presidente sênior e chefe da área de negócios da Aeronáutica da SAAB.
Esses testes são os últimos passos do programa de testes de vôo do Gripen E, precedidos pelos testes de transporte em julho, e fazem parte do trabalho de integração de armas.
O Gripen E possui armas para todos os tipos de missões, como ataque de precisão, mísseis anti-navio e de Deep Strike, até mísseis ar-ar de longo alcance (BVR) e ágeis como o MBDA Meteor. O Gripen E também pode transportar pods e sensores para reconhecimento e missões de inteligência. Para dar às forças aéreas uma ampla variedade de recursos operacionais, o Gripen E foi projetado para permitir a rápida integração de várias armas. Isso é parcialmente possível graças à arquitetura aviônica flexível do Gripen E.
Comentários
Postar um comentário