Sidewinder Comemora 60 anos da primeira vitória de um míssil ar-ar.
O míssil Sidewinder é, de longe, o mais famoso míssil ar-ar de curto alcance. Em 1999 foi lançado um livro que conta sua verdadeira e fiel história: "Sidewinder – Creative Development at China Lake" AIAA. O autor, professor Ron Westrum, colheu informações durante 12 anos e contou com o apoio de membros da própria equipe que projetou o míssil para descrever os sucessos e os insucessos do projeto.
Para nós brasileiros, que não aceitamos o insucesso de um único míssil que erra o alvo, a leitura desse livro revela enormes surpresas, pois mostra de maneira clara, por meio de estatísticas e da apresentação de fatos, que a certificação de um míssil dessa classe e sua integração nas aeronaves não significa uma probabilidade de sucesso de 100%, nem mesmo de 70%.
Muito pelo contrário, com menos de 15% de sucesso o sidewinder já foi utilizado na guerra do Vietnam, mostrando que a melhor arma é aquela que já existe no seu arsenal e a próxima arma virá do aprimoramento da qualidade da primeira, na melhoria contínua do projeto; contando com a realimentação indispensável do operador, que representa o cliente final do produto.
O desenvolvimento do Sidewinder começou com o AIM-9A, em 1947. O AIM-9B, implantado nas aeronaves da marinha americana em 1956, foi o mais fabricado (95.000 apenas nos Estados Unidos) e o AIM-9X, que incorpora os avanços tecnológicos atuais, deverá ser fabricado a partir de 2002. A figura abaixo ilustra as transformações que sofreram as estruturas da seção de controle e guiagem do Sidewinder. As demais partes da estrutura sofreram poucas modificações externas.
Para nós brasileiros, que não aceitamos o insucesso de um único míssil que erra o alvo, a leitura desse livro revela enormes surpresas, pois mostra de maneira clara, por meio de estatísticas e da apresentação de fatos, que a certificação de um míssil dessa classe e sua integração nas aeronaves não significa uma probabilidade de sucesso de 100%, nem mesmo de 70%.
Muito pelo contrário, com menos de 15% de sucesso o sidewinder já foi utilizado na guerra do Vietnam, mostrando que a melhor arma é aquela que já existe no seu arsenal e a próxima arma virá do aprimoramento da qualidade da primeira, na melhoria contínua do projeto; contando com a realimentação indispensável do operador, que representa o cliente final do produto.
O desenvolvimento do Sidewinder começou com o AIM-9A, em 1947. O AIM-9B, implantado nas aeronaves da marinha americana em 1956, foi o mais fabricado (95.000 apenas nos Estados Unidos) e o AIM-9X, que incorpora os avanços tecnológicos atuais, deverá ser fabricado a partir de 2002. A figura abaixo ilustra as transformações que sofreram as estruturas da seção de controle e guiagem do Sidewinder. As demais partes da estrutura sofreram poucas modificações externas.
O desenvolvimento do primeiro Sidewinder é uma demonstração de talento e perseverança de uma equipe de engenheiros e técnicos do Naval Weapons Center, em China Lake. Há muita similaridade entre as dificuldades encontradas em China Lake e aquelas que ocorreram no CTA durante o desenvolvimento do míssil MAA-1. A primeira delas: os dois começaram sem dinheiro e com enorme desconfiança. O MAA-1, em 21 anos de desenvolvimento só teve verba específica durante 10 anos. O Sidewinder, no início, dependia de verbas de outros projetos.
Alguns trechos do livro merecem um destaque especial, pois narram fatos que nos animam a enfrentar os enormes desafios tecnológicos inerentes ao desenvolvimento e a fabricação de mísseis (os números das páginas são mencionados para facilitar a verificação):
Os mísseis anteriores ao sidewinder erravam 90% dos lançamentos (pág. 31) e os foguetes ar-ar eram uma opção. Em uma ocasião, dois F-89 lançaram 208 foguetes contra um alvo aéreo desgovernado que rumava para Los Angeles. Nenhum acertou o alvo que não atingiu L.A. por falta de combustível. Os foguetes iniciaram uma série de incêndios e acertaram um carro (pág. 30). China Lake desenvolvia os sistemas de controle de tiro para os foguetes.
Durante um teste o míssil abandonou o lançador e iniciou manobras imprevistas obrigando o piloto Wally Schirra (futuro astronauta) a agir rápido para evitar ser atingido (pág. 105).
Em 1953, o programa quase foi interrompido após 12 falhas seguidas (pág. 114).
O primeiro tiro com sucesso do sidewinder foi em 11 set 1953 (pág. 115).
Após o primeiro tiro com sucesso seguiram-se 6 insucessos (pág. 116).
Durante uma das fases de testes, lançaram 100 mísseis em 3 meses. Em 3 anos, um único piloto lançou 92 mísseis (pág. 122).
Em 1955 a Philco começou a produzir os mísseis e as primeiras unidades falharam nos ensaios em vôo (pág. 123). O sidewinder entrou em serviço em 1956 (pág. 121 e 130). Em 1956, 200 mísseis foram lançados para avaliação (pág. 131).
Após uma falha espetacular do míssil na presença do alto escalão da Marinha, um dos engenheiros da equipe, famoso por suas frases, disse: "a probabilidade de sucesso é inversamente proporcional ao posto das autoridades presentes" (pág. 158).
O míssil perdia alvos estacionários em altas altitudes porque sua navegação proporcional foi projetada para alvos móveis (pág. 160).
A probabilidade de sucesso em condições ideais era de 70% (pág. 173).
Mais de 95.000 AIM-9B´s foram fabricados por empresas americanas (pág. 173).
Um B-52 amigo foi acidentalmente abatido pelo Sidewinder devido a falha no lançador (pág. 174).
O AIM-9B teve 9 versões até a chegada do AIM-9C (pág. 174). O atual Sidewinder, AIM-9M, também teve 9 versões (pág. 204).
Problemas na confiabilidade dos protótipos do AIM-9D: um único míssil foi aos testes finais 30 vezes e falhou em todos (pág. 177).
Produção na Philco: apenas 23% dos mísseis entregues ao cliente funcionavam (pág. 179).
Produção na General Electric: um dos mísseis entregues à Marinha não possuia o detetor infravermelho e outro continha flocos de tabaco na parte interna do dome (pág. 180).
Em 1967, produção de AIM-9D na Raytheon: 300 mísseis por mês e apenas 100 aprovavam nos testes (pág. 181).
Os mísseis Sidewinders AIM-9E e AIM-9J eram ineficientes (pág. 213). Obs.: estão previstos no computador de tiro míssil do F-5 da FAB, juntamente com o AIM-9B.
Na guerra do Vietnam: de 1965 a 1968, foram lançados 187 sidewinders AIM-9B e AIM-9D obtendo 16% de sucesso e de 1971 a 1972 foram lançados 267 AIM-9D e AIM-9G com 19% de sucesso. Os mísseis AIM-7, Sparrow, tiveram um desempenho ainda pior (pág. 215).
Na guerra das Malvinas a Marinha e a Força Aérea inglesa lançaram 26 mísseis sidewinder AIM-9L, abatendo 18 aeronaves argentinas, 69% de sucesso (pág. 218).
O míssil AIM-9X, previsto para ser implantado em 2002, pretende devolver a hegemonia no campo de mísseis ar-ar de curto alcance aos Estados Unidos da América. Esta hegemonia pertence aos russos desde 1985, quando lançaram o míssil R-73 (AA-11 é a denominação da NATO), com várias inovações: ângulo de visão de 60o, escravização ao capacete do piloto, controle simultâneo por desvio de jato do motor-foguete e aerodinâmico (canards), controle ativo de rolamento com ailerons nas superfícies trazeiras, medição de ângulo de ataque, etc. O detetor infravermelho ainda é de uma única célula de antimoneto de índio. A foto abaixo ilustra o R-73.
O Sidewinder AIM-9X terá autodiretor com imageador infravermelho numa matriz de 128x128 sensores, o que possibilitará a rejeição de flares. Entre várias outras inovações o míssil terá ângulo de visão de 90o, escravização ao capacete do piloto e uma grande manobrabilidade.
Os especialistas em mísseis de todo o mundo, brasileiros incluídos, dedicam uma admiração muito grande aos inventores do sidewinder. Quanto mais se conhece sobre mísseis, principalmente sobre as dificuldades, mais se reconhece o trabalho dos precursores. O nosso míssil da mesma classe, o MAA-1 ("Piranha"), também é fruto da tenacidade de engenheiros e autoridades da Força Aérea, que acreditaram num projeto difícil, numa área em que a tecnologia é mantida em segredo total.
Pelos resultados obtidos até o momento nos testes do MAA-1, quando comparados com aqueles obtidos ao longo da história do sidewinder (incluíndo o AIM-9L), podemos concluir que a versão atual já é uma realidade e vislumbrar um futuro de sucessos para as versões que se seguirão. O nosso MAA-1X (2002) não está muito longe, basta acreditar na capacidade dos brasileiros.
Alguns trechos do livro merecem um destaque especial, pois narram fatos que nos animam a enfrentar os enormes desafios tecnológicos inerentes ao desenvolvimento e a fabricação de mísseis (os números das páginas são mencionados para facilitar a verificação):
Os mísseis anteriores ao sidewinder erravam 90% dos lançamentos (pág. 31) e os foguetes ar-ar eram uma opção. Em uma ocasião, dois F-89 lançaram 208 foguetes contra um alvo aéreo desgovernado que rumava para Los Angeles. Nenhum acertou o alvo que não atingiu L.A. por falta de combustível. Os foguetes iniciaram uma série de incêndios e acertaram um carro (pág. 30). China Lake desenvolvia os sistemas de controle de tiro para os foguetes.
Durante um teste o míssil abandonou o lançador e iniciou manobras imprevistas obrigando o piloto Wally Schirra (futuro astronauta) a agir rápido para evitar ser atingido (pág. 105).
Em 1953, o programa quase foi interrompido após 12 falhas seguidas (pág. 114).
O primeiro tiro com sucesso do sidewinder foi em 11 set 1953 (pág. 115).
Após o primeiro tiro com sucesso seguiram-se 6 insucessos (pág. 116).
Durante uma das fases de testes, lançaram 100 mísseis em 3 meses. Em 3 anos, um único piloto lançou 92 mísseis (pág. 122).
Em 1955 a Philco começou a produzir os mísseis e as primeiras unidades falharam nos ensaios em vôo (pág. 123). O sidewinder entrou em serviço em 1956 (pág. 121 e 130). Em 1956, 200 mísseis foram lançados para avaliação (pág. 131).
Após uma falha espetacular do míssil na presença do alto escalão da Marinha, um dos engenheiros da equipe, famoso por suas frases, disse: "a probabilidade de sucesso é inversamente proporcional ao posto das autoridades presentes" (pág. 158).
O míssil perdia alvos estacionários em altas altitudes porque sua navegação proporcional foi projetada para alvos móveis (pág. 160).
A probabilidade de sucesso em condições ideais era de 70% (pág. 173).
Mais de 95.000 AIM-9B´s foram fabricados por empresas americanas (pág. 173).
Um B-52 amigo foi acidentalmente abatido pelo Sidewinder devido a falha no lançador (pág. 174).
O AIM-9B teve 9 versões até a chegada do AIM-9C (pág. 174). O atual Sidewinder, AIM-9M, também teve 9 versões (pág. 204).
Problemas na confiabilidade dos protótipos do AIM-9D: um único míssil foi aos testes finais 30 vezes e falhou em todos (pág. 177).
Produção na Philco: apenas 23% dos mísseis entregues ao cliente funcionavam (pág. 179).
Produção na General Electric: um dos mísseis entregues à Marinha não possuia o detetor infravermelho e outro continha flocos de tabaco na parte interna do dome (pág. 180).
Em 1967, produção de AIM-9D na Raytheon: 300 mísseis por mês e apenas 100 aprovavam nos testes (pág. 181).
Os mísseis Sidewinders AIM-9E e AIM-9J eram ineficientes (pág. 213). Obs.: estão previstos no computador de tiro míssil do F-5 da FAB, juntamente com o AIM-9B.
Na guerra do Vietnam: de 1965 a 1968, foram lançados 187 sidewinders AIM-9B e AIM-9D obtendo 16% de sucesso e de 1971 a 1972 foram lançados 267 AIM-9D e AIM-9G com 19% de sucesso. Os mísseis AIM-7, Sparrow, tiveram um desempenho ainda pior (pág. 215).
Na guerra das Malvinas a Marinha e a Força Aérea inglesa lançaram 26 mísseis sidewinder AIM-9L, abatendo 18 aeronaves argentinas, 69% de sucesso (pág. 218).
O míssil AIM-9X, previsto para ser implantado em 2002, pretende devolver a hegemonia no campo de mísseis ar-ar de curto alcance aos Estados Unidos da América. Esta hegemonia pertence aos russos desde 1985, quando lançaram o míssil R-73 (AA-11 é a denominação da NATO), com várias inovações: ângulo de visão de 60o, escravização ao capacete do piloto, controle simultâneo por desvio de jato do motor-foguete e aerodinâmico (canards), controle ativo de rolamento com ailerons nas superfícies trazeiras, medição de ângulo de ataque, etc. O detetor infravermelho ainda é de uma única célula de antimoneto de índio. A foto abaixo ilustra o R-73.
O Sidewinder AIM-9X terá autodiretor com imageador infravermelho numa matriz de 128x128 sensores, o que possibilitará a rejeição de flares. Entre várias outras inovações o míssil terá ângulo de visão de 90o, escravização ao capacete do piloto e uma grande manobrabilidade.
Os especialistas em mísseis de todo o mundo, brasileiros incluídos, dedicam uma admiração muito grande aos inventores do sidewinder. Quanto mais se conhece sobre mísseis, principalmente sobre as dificuldades, mais se reconhece o trabalho dos precursores. O nosso míssil da mesma classe, o MAA-1 ("Piranha"), também é fruto da tenacidade de engenheiros e autoridades da Força Aérea, que acreditaram num projeto difícil, numa área em que a tecnologia é mantida em segredo total.
Pelos resultados obtidos até o momento nos testes do MAA-1, quando comparados com aqueles obtidos ao longo da história do sidewinder (incluíndo o AIM-9L), podemos concluir que a versão atual já é uma realidade e vislumbrar um futuro de sucessos para as versões que se seguirão. O nosso MAA-1X (2002) não está muito longe, basta acreditar na capacidade dos brasileiros.
60 Anos Primeira vitória Missil Ar-Ar
24 Setembro 1968 O primeiro uso em combate do Sidewinder, foi em 24 de setembro de 1958, com a força aérea da República da China - RoCA(Taiwan), durante a Segunda Crise do Estreito de Taiwan. Neste período os F-86 Sabres norte-americanos da RoCAF estavam rotineiramente envolvidos em batalhas aéreas com aeronaves da República Popular da China sobre o Estreito de Taiwan. Os MiG-17 da PLAAF tinham maior desempenho no teto de altitude e de forma semelhante aos encontros da Guerra da Coréia, entre o F-86 e a geração anterior o ??MiG-15, as formações do PLA cruzaram acima dos Sabers da RoCA, imunes às suas armas de calibre .50 e só escolhendo batalha quando condições os favoreciams. Em um esforço altamente secreto, os Estados Unidos forneceram algumas dúzias de Sidewinders às forças da RoCA e uma equipe de artilheirosda US Marine Corps Aviation modificou seus Sabres para carregar o Sidewinder. No primeiro encontro, em 24 de setembro de 1958, os Sidewinders estavam prontos para emboscar os MiG-17s enquanto eles voavam em direção aos Sabres, pensando que eram invulneráveis ??para atacar. Os MiGs quebraram a formação e desceram para a altitude dos Sabres em dogfight. Esta ação marcou o primeiro uso bem-sucedido de mísseis ar-ar em combate, sendo os MiGs abatidos suas primeiras baixas. First combat kill for AIM-9 Sidewinder 60 years ago. Missile just fired from the launch rail from a RoCAF F-86. Photo: Library of Congress Durante as batalhas do Estreito de Taiwan de 1958, um RoCAF AIM-9B atingiu um PLAAF MiG-17 porém não explodiu; o míssil se alojou na fuselagem do MiG e permitiu que o piloto trouxesse o avião e o míssil de volta à base. Os engenheiros soviéticos disseram mais tarde que o Sidewinder capturado servia como um "curso universitário" no projeto de mísseis e melhoraria substancialmente as capacidades soviéticas ar-ar. Eles conseguiram fazer engenharia reversa de uma cópia do Sidewinder, que foi fabricado como o míssil Vympel K-13 / R-3S, nome de relatório da OTAN AA-2 Atoll. Pode ter havido uma segunda fonte para o projeto copiado: de acordo com Ron Westrum em seu livro Sidewinder, os soviéticos obtiveram os planos para Sidewinder de um coronel da Força Aérea sueca, Stig Wennerström. (De acordo com Wennerström, os engenheiros soviéticos copiaram o AIM-9 tão de perto que mesmo os números de peça foram duplicados, embora isso não tenha sido confirmado por fontes soviéticas.) RCaça F-86 Sabre da República da China similar ao que obteve a primeira vitória de um míssil ar-ar |
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