O tornado de fogo se formou durante um forte incêndio que atingiu uma fábrica de plásticos nos arredores de Leicestershire, no centro-leste da Inglaterra. O fenômeno é bastante raro e destruidor e em alguns casos pode lançar chamas a mais de 160 km/h.
Assista ao vídeo em nosso canal Apolochannel
Os tornados de fogo, também chamados de redemoinhos de fogo, se formam quando uma corrente de ar frio é aspirada a partir do topo de uma coluna de ar muito quente, produzida pelas chamas. O efeito é muito parecido ao vórtice de um tornado comum e em raros casos pode superar 1 quilômetro de altura.
Diferentemente de tornados de fogo que se formam a partir de incêndios florestais, o tornado de fogo de Leicestershire se originou a partir de um incêndio industrial. De acordo com o serviço de Incêndio e Resgate local,foram empregados cerca de 50 bombeiros para dominar as chamas.
A maioria dos grandes tornados de fogo surgem quando estão presentes fortes correntes de ar quente ascendentes e convergentes. Nas suas formas mais brandas, o fenômeno têm de 10 a 50 metros de altura e poucos metros de largura e não duram mais que alguns segundos. Na sua forma mais violenta podem atingir dois quilômetros e conter ventos superiores a 160 km/h, com mais de 20 minutos de duração.
Comentários
Postar um comentário