Muita gente já reparou nos dois pontos muito brilhantes no céu noturno. Trata-se da conjunção entre o planeta Vênus e Spica, a estrela mais brilhante da constelação de Virgem.
Conjunção Vênus e Spica registrada em Vila Mariana, São Paulo
Spica é a décima quinta estrela mais brilhante do céu noturno e a mais brilhante da constelação de Virgem. Embora aparente ser um ponto bem definido no céu, trata-se de um sistema binário em que duas estrelas rotacionam entre si. Devido à distância angular ser muito pequena, não é possível ver as duas estrelas separadamente, embora a maior delas seja dez vezes maior que o Sol!
Vênus, por sua vez, também parece um ponto bem definido e muito brilhante, mas assim como a Lua, apresenta fases. Atualmente, seu disco está 40% iluminado, uma espécie de quarto crescente, praticamente impossível de ser distinguido a olho nu. Entretanto, com um bom binóculo é possível perceber claramente sua aparência.
É isso aí. Agora que você já sabe o que são os dois pontos brilhantes no céu noturno, chame a família, os amigos e o cachorro e mostre a eles a beleza do céu noturno. Lembre todos eles que ainda existe vida além do WhatsApp!
Bons céus!
Comentários
Postar um comentário