É melhor estar preparado do que pego de surpresa, mesmo quando se trata de sua saúde.
Um corpo robusto e saudável tem melhores chances de sobrevivência em condições abrangentes. Preparar seu corpo com medicamentos sem receita não é bom a longo prazo, já que a maioria dos remédios sintéticos está ligada à longa lista de efeitos colaterais. Óleos essenciais são uma alternativa mais saudável. Eles estão em uso há séculos, muito antes de a indústria farmacêutica entrar em cena.
Óleos essenciais são embalados com propriedades terapêuticas que ajudam a ajudar os sintomas de muitas condições de saúde leves a severas, do eczema à asma e ao reumatismo.
A melhor coisa é que os óleos essenciais são facilmente acessíveis, baratos e fáceis de usar . Se você ainda não tentou fazer seus próprios remédios de óleo essencial, não há necessidade de se preocupar porque este artigo irá guiá-lo através de todas as etapas de preparação.
Nota: Os remédios com óleos essenciais não são um substituto para o tratamento fornecido pelo seu médico especialista.
Escolha Óleos Essenciais de Qualidade
Tome sua condição médica em consideração
Benefícios para a saúde de 5 óleos essenciais comuns
2. Óleos Essenciais Que Complementam O Outro
Óleos essenciais do grupo por efeitos que você é depois
- Grupo calmante: lavanda, ylang-ylang, bergamota, neroli, gerânio, óleo essencial de melissa, etc.
- Grupo energizante: hortelã - pimenta, eucalipto, alecrim, tea tree, limão, manjericão, óleo essencial de grapefruit, etc.
- Grupo desintoxicante: hortelã - pimenta, tangerina, zimbro, toranja, patchouli, óleo essencial de helichrysum, etc.
- Florido: lavanda, jasmim, gerânio, rosa, óleo essencial de ylang-ylang, etc.
- Woody: Incenso, cedro, cipreste, mirra, zimbro, sândalo, patchouli, óleo essencial de helichrysum, etc.
- Picante: canela, noz-moscada, cravo, pimenta preta, óleo essencial de gengibre, etc.
- Citrus: limão, grapefruit, citronela, bergamota, neroli, laranja, óleo essencial de capim-limão, etc.
- Herbal: camomila, manjerona, hortelã-pimenta, manjericão, alecrim, pinho, óleo essencial de eucalipto, etc.
- Notas de saída : Eucalipto, citronela, lavanda, limão, hortelã-pimenta, bergamota, hortelã, óleo essencial de toranja, etc.
- Notas médias: camomila, canela, sálvia, funcho, tea tree, gerânio, manjerona, óleo essencial de ylang-ylang, etc.
- Notas de fundo: cedro, gengibre, incenso, mirra, helichrysum, baunilha, patchouli, sândalo, óleo essencial de vetiver, etc.
Óleos Carrier
Outros agentes de diluição comumente usados
Não use água
4. Razões de Diluição Recomendadas
- Idade: quanto mais jovem você é, mais você terá que diluir seus óleos essenciais.
- Sensibilidade da pele: Se você tem pele sensível, reduza a concentração de óleos essenciais.
- Aplicação: As condições médicas também determinam a taxa de diluição. Por exemplo, remédio acne tem que ter uma menor concentração de óleo essencial do que remédio dor nas articulações.
- Tipo de óleo essencial: Alguns óleos essenciais são mais suaves e não precisam ser muito diluídos. Por exemplo, o uso tópico máximo de casca de canela é de apenas 0,1%, enquanto o óleo essencial de lavanda pode ser usado na maior porcentagem.
6. Prazo de validade de óleos essenciais
- Prazo de validade de 1 a 2 anos: Óleos essenciais ricos em óxidos ou monoterpenos, como incenso, limão, lima, tangerina, laranjeira, árvore de chá, etc.
- Prazo de validade de 3 anos: Óleos essenciais ricos em fenóis, como bergamota, manjericão, erva-doce, junípero, orégano, melissa, neroli, alecrim, etc.
- Vida de prateleira de 4 a 5 anos: Óleos essenciais contendo monoterpenóis, cetonas e ésteres como casca de canela, camomila alemã, gerânio, sálvia, lavanda, helichrysum, hortelã-pimenta, ylang-ylang, etc.
- 6+ anos de validade: óleos essenciais ricos em sesquiterpenos e sesquiterpenóides, como cedro, copaíba, mirra, gengibre, pimenta do reino, patchouli, rosa, sândalo, wintergreen, vetiver, etc.
Misturas De Aromaterapia Para O Seu Difusor
Óleo de massagem para dores musculares
- 5 gotas de óleo essencial de lavanda
- 4 gotas de óleo essencial de manjerona
- 3 gotas de óleo essencial de alecrim
- 30 ml de óleo transportador de sua escolha
- Misture todos os ingredientes juntos.
- Guarde o seu óleo de massagem em uma garrafa de vidro colorido.
- Massageie seus músculos doloridos preferencialmente antes de dormir.
- 2 xícaras de leite em pó integral
- ½ xícara de bicarbonato de sódio
- ½ xícara de amido de milho
- 10 gotas de óleo essencial de lavanda
- Misture todos os ingredientes em uma jarra de vidro. Feche a tampa e agite bem.
- Deixe os ingredientes infundirem durante 24 horas.
- Despeje 1-2 xícaras de mistura na água do seu banho.
- Mergulhe no banho de leite nutritivo e aromático.
- 12 oz de hamamélis
- 15 gotas de óleo essencial de erva-cidreira
- 15 gotas de óleo essencial de citronela
- 10 gotas de óleo de tea tree
- 10 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta
- Misture todos os ingredientes em uma tigela de vidro ou aço inoxidável.
- Despeje o remédio em um frasco de spray de vidro.
- Use o spray em suas roupas e pele, evitando os olhos e a boca.
- Agite bem antes de cada uso.
- Guarde o remédio em um local fresco e escuro.
- 2 gotas de óleo essencial de tea tree
- 2 gotas de óleo essencial de lavanda
- 2 gotas de óleo essencial de helichrysum
- 2 gotas de óleo essencial de olíbano
- 2 colheres de sopa de óleo de coco orgânico
- 2 colheres de chá de cera de abelha (opcional)
- Derreter o óleo de coco e cera de abelha em banho-maria.
- Uma vez derretido, adicione óleos essenciais à mistura.
- Misture bem para combinar todos os ingredientes.
- Cuidadosamente despeje a mistura em seu recipiente.
- Coloque o remédio em sua geladeira e deixe solidificar.
- Use o bálsamo em cortes, arranhões e pequenas feridas.
Antes de saltar para o processo real de mistura e mistura, você deve primeiro escolher com precisão seus óleos essenciais.
É evidente que você deve sempre usar óleos essenciais puros que não tenham quaisquer enchimentos ou fragrâncias adicionados a eles. Compre seus óleos essenciais de marcas ou fabricantes locais confiáveis que realizam testes de terceiros em seus produtos. Uma coleção de óleos de qualidade garantirá que sua terapia produza os resultados desejados.
Depois de ter empilhado seu armário de remédios com óleos essenciais de qualidade, você pode começar a experimentar com eles. Agora, todo óleo essencial tem suas propriedades terapêuticas únicas. Para criar um remédio eficaz, você terá que levar em conta sua condição médica.
Estude os sintomas e as causas de sua doença. Com base nesse conhecimento, escolha os óleos essenciais que ajudarão você a aliviar ou curar completamente sua doença.
Por exemplo, se você gostaria de tratar o pé de atleta, use óleos essenciais antifúngicos (orégano, tea tree) e se você quiser reduzir a dor reumática, use óleos essenciais analgésicos e antiinflamatórios (gengibre, eucalipto).
A lista a seguir apresentará os benefícios específicos para a saúde de alguns dos óleos essenciais mais usados.
Fornece proteção contra os radicais livres (estresse oxidativo), induz relaxamento e alivia o estresse, suporta a função cognitiva, cura a pele ferida (queimaduras, cortes, feridas etc.), alivia dores de cabeça e enxaquecas, promove o sono saudável, reduz a dor (é um analgésico natural) etc.
Alivia a dor articular e muscular, beneficia a saúde respiratória, alivia dores de cabeça e enxaquecas, repele insetos naturalmente, alivia a coceira (hera venenosa, picadas de insetos, etc.), reduz a náusea, promove a saúde da pele, etc.
Reduz o estresse, a ansiedade e a depressão, ajuda a estimular o sistema imunológico, melhora a saúde da pele e tem efeitos antienvelhecimento, reduz a inflamação e a dor, ajuda no sono, etc.
Reduz o hormônio do estresse cortisol, tem potenciais propriedades anticancerígenas devido ao componente chamado carnosol , ajuda a ajudar nos problemas respiratórios, ajuda a estimular o sistema imunológico, alivia a dor, trata a indigestão, ajuda a desintoxicar o fígado, etc.
Repele os insectos, protege feridas e cortes de infecções, acelera a cicatrização de feridas, reduz a inflamação, combate infecções bacterianas, virais e fúngicas, alivia a acne e a psoríase, ajuda doenças respiratórias, etc.
Os óleos essenciais funcionam bem sozinhos, mas também trabalham juntos em harmonia. Misturar óleos essenciais é uma prática comum exercida por aromaterapeutas profissionais e de auto-pensamento. Algumas marcas até vendem suas próprias misturas proprietárias únicas.
Óleos essenciais melhoram uns aos outros quando misturados. Cada extrato de planta traz sua composição química única para a mistura, criando um remédio único. Por exemplo, a aplicação de diferentes misturas de óleos antibacterianos à sua infecção reduzirá os riscos de resistência a antibióticos.
A arte da mistura não é difícil de dominar. Primeiro, você terá que agrupar seus óleos essenciais para saber quais se complementam. Leve estes três métodos de agrupamento em consideração ao preparar suas misturas de óleos essenciais:
Agrupe seus óleos essenciais por seus efeitos e fique dentro do grupo ao misturá-los. Por exemplo, óleos essenciais calmantes devem fazer um grupo enquanto a desintoxicação deve fazer outro. Sempre que você estiver se sentindo ansioso ou estressado, misture os óleos essenciais calmantes e aproveite os benefícios de sua aromaterapia.
Dê uma olhada nesta classificação:
Você também pode organizar seus óleos essenciais pelo cheiro. Alguns extratos de plantas podem se encaixar em mais de uma categoria, dependendo do sentido do olfato. Você não precisa se preocupar com isso. Apenas siga seu gosto e logo você será inspirado. Óleos essenciais do mesmo grupo geralmente se complementam.
O seguinte agrupamento lhe dará uma idéia de como abordar sua preparação:
Você pode agrupar seus óleos essenciais com base na rapidez com que o cheiro deles evapora. Óleos essenciais que evaporam dentro de 1 a 2 horas são classificados como “notas de topo”. Aqueles que demoram cerca de 2 a 4 horas a desaparecer são chamados de “notas médias”. Os óleos essenciais que permanecem por mais tempo pertencem ao grupo de “notas básicas”.
Dê uma olhada nesta classificação:
Ao preparar suas misturas terapêuticas com óleos essenciais, você pode ficar no mesmo grupo ou seguir a regra 30-50-20. Adicione 30% do óleo de nota superior, 50% de óleo de nota média e 20% de óleo de nota de base à sua mistura para atingir a proporção recomendada.
Os óleos essenciais são extratos vegetais altamente concentrados. Estima-se que sejam cerca de 75 a 100 vezes mais potentes do que a erva seca em questão. Para lhe dar uma perspectiva melhor, cerca de 5000 libras de pétalas de rosa rendem apenas um quilo de óleo essencial. Por causa de sua potência, os óleos essenciais precisam ser diluídos e usados em pequenas quantidades.
Se você está pretendendo usar suas misturas de óleo essencial preparadas para aromaterapia, então você não precisa diluí-las. Basta colocar algumas gotas de sua mistura no difusor e aproveitar a sensação aromática. A aplicação tópica, por outro lado, requer diluição.
Então, quais são os melhores agentes de diluição?
Os óleos transportadores são óleos vegetais derivados das sementes, nozes ou grãos das plantas. Estes óleos misturam-se bem com óleos essenciais lipofílicos, tornando-os menos irritáveis e facilmente difundíveis na pele.
É recomendado que você sempre dilua óleos essenciais, especialmente óleos quentes (canela, cravo, orégano, cássia, etc), óleos refrescantes (hortelã, hortelã, eucalipto, capim-limão etc.) e óleos fotossensíveis que causam reação anormal na pele quando expostos a luz do sol (anis, gengibre, bergamota, limão, grapefruit etc.).
Mais comumente utilizados óleos veiculares são: óleo de coco fraccionado , o óleo de jojoba , óleo de prímula, óleo de amêndoas doces , óleo de abacate , óleo de grainha de uva, óleo de alperce, óleo de oliva e óleo de rosa mosqueta.
Você pode diluir seus óleos essenciais com muitos outros agentes de diluição. Tente usar cremes e loções à base de óleo. Basta adicionar algumas gotas de incenso ou óleo essencial de rosas à sua loção corporal para efeitos antienvelhecimento. Um gel de aloe era ou geléia funciona muito bem. Aloe vera acalma irritações dérmicas, erupções cutâneas e queimaduras solares.
Não use água ao preparar seus remédios porque a água e os óleos essenciais não se misturam bem. Se você gostaria de tratar-se de um banho de óleo essencial ou um absorvente de pé, você terá que usar um emulsificante. O sal Epsom é um ótimo emulsificante com vários benefícios de cura. Outras opções incluem leite, iogurte e mel.
Para preparar seus remédios essenciais, você precisará de uma taxa de diluição apropriada. Então, qual é a concentração apropriada que você pode perguntar?
Bem, vários fatores determinarão sua proporção:
Uma taxa de diluição de 2% é considerada segura para adultos e para uso frequente.
2% de diluição = 3 gotas de óleo essencial por cada 5 ml (1 colher de chá) de óleo transportador.
Uma diluição de 4-5% é aceitável para o tratamento de lesões agudas.
5% de diluição = 7,5 gotas de óleo essencial por cada 5 ml (1 colher de chá) de óleo transportador.
Essas diluições são generalizadas. Você deve sempre verificar a diluição máxima para óleos essenciais específicos antes de usar. Eles diferem significativamente de óleo para óleo. Se você notar quaisquer reações adversas ao usar seus remédios diluídos, procure imediatamente ajuda médica.
É importante que você use equipamentos feitos de materiais impermeáveis ao preparar seus remédios de óleo essencial. Óleos essenciais são altamente corrosivos e nem todos os utensílios podem lidar com sua potência. Sabe-se que os óleos de canela, tomilho e cítricos danificam os recipientes de plástico. Você também deve evitar o uso de embalagens de alumínio para suas misturas não diluídas para evitar a contaminação do alumínio.
O vidro é o melhor material que você pode usar para misturar e armazenar seus remédios dentro Sinta-se livre para usar tigelas de aço inoxidável e colheres para misturar também.
Guarde os seus óleos e pomadas de massagem em frascos de vidro e frascos. Como a luz solar pode alterar a composição química dos óleos essenciais, é preferível que você use recipientes de vidro colorido. Certifique-se de fechar sempre bem os frascos e frascos para evitar a evaporação e a oxidação. Guarde os remédios preparados em um local fresco e escuro, fora do alcance das crianças.
É altamente recomendável que você prepare seus remédios essenciais. Armário de remédios contendo pelo menos uma pomada de óleo essencial para cortes e contusões lhe dará uma tranqüilidade.
Quando um acidente acontece, a última coisa que você quer fazer é começar a medir, misturar e misturar seus ingredientes. Quando estamos com pressa, tendemos a cometer erros e, conforme estabelecemos, os óleos essenciais precisam ser usados com precisão.
Certamente é ótimo ter remédios preparados em sua mão, mas por quanto tempo eles duram?
Bem, a vida útil dos óleos essenciais puros é determinada pela sua composição química.
Esta informação refere-se a óleos essenciais não adulterados em sua forma mais pura. Determinar o prazo de validade das misturas de óleos essenciais preparadas não é tão simples.
Para estar no lado seguro, deixe o óleo essencial com o menor prazo de validade determinar a data de vencimento de toda a mistura . Por exemplo, uma mistura de aromaterapia para insônia feita de neroli, lavanda e camomila teria uma vida útil aproximada de 3 anos.
Os remédios com óleos essenciais que contêm outros ingredientes (óleos carreadores, mel, iogurte, etc.) têm uma vida útil muito menor.
Misturas de massagem contendo óleos transportadores duram até um ano, enquanto remédios contendo ingredientes que precisam ser refrigerados duram até uma semana. Se você estiver em dúvida, verifique o cheiro, a consistência e procure por outros sinais visíveis de deterioração.
Aqui estão algumas receitas que irão inspirá-lo e ajudá-lo a entrar no modo de preparação.
Acalme sua mente: 4 gotas de lavanda, 2 gotas de laranja selvagem, 2 gotas de cedro, 1 gota de ylang-ylang
Dor de cabeça-se foi: 1-2 gotas de cada lavanda, hortelã-pimenta, tomilho, manjerona e alecrim
Poder cerebral: 2 gotas de canela, 2 gotas de hortelã e 1 gota de alecrim
Para gripes e resfriados: 2 gotas de hortelã-pimenta, 2 gotas de eucalipto, 2 gotas de limão, 1 gota de limão, 1 gota de alecrim, 1 gota de cravo
Bons sonhos: 4 gotas de cedro e 3 gotas de lavanda
Ingredientes:
Instruções:
Ingredientes:
Instruções:
Ingredientes:
Ingredientes:
Ingredientes:
Instruções:
Comentários
Postar um comentário