Como iniciar uma fogueira quando tudo que você tem é madeira úmida



como construir uma fogueira
Sobrevivência é tudo sobre estar preparado para qualquer cenário que surja em seu caminho. Você deve ter proteções contra a vida selvagem; você deve ter o equipamento necessário para construir um abrigo; você deve ter amplo conhecimento em caça, armadilhas e pesca e muitos outros elementos importantes para se manter vivo.
Mas, se você é um sobrevivente especialmente motivado, você terá se preparado para todos os climas possíveis, o que inclui não apenas a aquisição de roupas e calçados adequados, mas também a aprendizagem dos fundamentos do fogo.
O fogo é uma das várias habilidades de bushcraft que cada sobrevivente deve ter em seu kit de ferramentas. Criar uma fonte de calor durante o tempo frio e tudo o que ela implica (neve, gelo, geada) pode fazer toda a diferença ao dormir em uma nevasca em potencial. Muitos sobreviventes sabem como fazer uma fogueira quando a madeira está seca e é facilmente incendiada, mas fazer um incêndio com madeira encharcada pela chuva ou pela neve pode ser um desafio.
Estar preparado para esses cenários significa planejar com antecedência, aprender habilidades necessárias e estar ansioso para empregar essas habilidades em momentos de intensa pressão, como sobreviver na floresta. Se você seguir estes passos importantes, iniciar um incêndio durante as estações chuvosas não será problema.

Preparando seu pacote

Uma das coisas mais importantes que você pode fazer para se preparar para qualquer tipo de cenário é ter um pacote bem estabelecido. Sua mochila deve incluir tudo, desde roupas para climas quentes a roupas para o frio, botas pesadas para sandálias, equipamentos para dormir, equipamentos de cozinha e muito mais.
As coisas que a maioria dos sobreviventes tende a esquecer são aquelas que precisam ser preparadas antes de serem embaladas. Essas coisas geralmente incluem baterias novas, substitutos de combustível e iscas. Tinder é provavelmente a coisa mais comum e mais importante que os sobreviventes esquecem de empacotar.
Tinder refere-se a materiais pequenos e altamente inflamáveis ​​que ajudam a inflamar o kindling ao preparar seu fogo. Tinder pode ser difícil de encontrar em situações de clima úmido porque muitos materiais foram umedecidos, mas é algo que pode ser facilmente preparado e embalado. Alguns exemplos de resíduos incluem bolas de algodão embebidas em vaselina, palitos de madeira revestidos com cera, aparas de papel / madeira, fiapos para secadores e outros itens compactos altamente inflamáveis.
Além do tinder, outro elemento importante a ser lembrado por iniciar seu fogo é vários estilos de firestarter. Isso inclui coisas como isqueiros BIC (certificando-se o nível de combustível é suficiente), hastes de aço de fogo, magnésio, fósforos, tochas e outros produtos combustíveis.
Ferramentas para cortar madeira e ramos de barbear serão necessárias para a fabricação de fogo em clima úmido. Você precisará de algum tipo de machado para rachar a madeira, uma faca afiada para afiar lenha para fazer varas de penas e uma faca extra para raspagem de magnésio ou aço de fogo.

Encontrar um local

como construir uma fogueira

Localizando Materiais Sólidos

Configurando seu fogoAcendendo seu fogo
  • Acenda seu fogo do lado de barlavento ou do lado em que o vento sopra. A brisa ajudará a deslocar o calor da chama através da estrutura e ajudará a abastecer o fogo com oxigênio quando ele estiver funcionando.
  • Acenda a pavimentação e a estrutura de lume da parte inferior. O calor sobe, então, a partir do fundo, o seu fogo aumenta a chance de acender. Tentar acender seu fogo do topo, como uma vela, não fará muito bem em suas tentativas de ficar aquecido.
Mantendo seu fogo indoFique vivo e viva livre

O local em que você inicia seu incêndio fará uma grande diferença na quantidade de tempo que seu fogo permanece aceso. Infelizmente para os sobreviventes de clima úmido, encontrar um local seco para construir uma chama pode ser quase impossível. Felizmente, começar um incêndio quando está molhado pode ser facilitado se você seguir alguns truques simples.
Na sua mochila, você deve ter algum tipo de pá. Se não, use um bastão e comece a cavar o solo úmido para expor o solo do secador abaixo. Removendo as camadas superiores da terra úmida ajudará a criar uma bacia para iniciar seu fogo e dar seu fogo um lugar seco para queimar por mais tempo.
Eu também gosto de construir pequenas grades para iniciar o meu fogo, colocando dois troncos grandes e bastante úmidos a cerca de 30 centímetros um do outro e colocando agulhas de pinheiro encharcadas e outros enfeites de árvores sobre ele. Os troncos externos atuam como pernas, enquanto as agulhas criam um mecanismo semelhante a uma grade. Este método permite que seu fogo queime acima do solo úmido ou da neve.
Uma opção menos intensiva em mão-de-obra poderia ser simplesmente colocar aparas de árvores molhadas no chão e colocar camadas de madeira seca lentamente por cima. A madeira seca vai pegar fogo enquanto o material úmido embaixo suporta o fogo.
Se você puder encontrar um local que tenha alguma cobertura suspensa - como a boca de uma caverna, a base de um grande perene, ou dentro de um abrigo que você construiu com suas habilidades magistrais - acender um fogo ficará ainda mais fácil. É mais provável que você esteja exposto à terra do secador e tenha um local mais viável para iniciar um incêndio e ficar protegido dos elementos.
Outro pequeno hack que funcionou muito bem para mim no passado é dividir os troncos ao meio para queimar. Registros úmidos normalmente têm núcleos muito secos, então dividir os troncos longitudinalmente ajuda a expor as partes mais inflamáveis ​​do tronco. Se você tiver um forte de sobrevivência completo com um separador de toras , considere fazer isso com antecedência e armazenar os toros divididos em um local seco.
Ter materiais adequados é provavelmente o aspecto mais importante da construção de um incêndio. Você precisa ter certeza de que seus materiais são inflamáveis ​​ou que seu fogo nunca se acenderá. A parte difícil é localizar esses materiais no caso de uma nevasca ou tempestade, quando tudo o que estiver disponível estiver encharcado.
O melhor lugar para começar a procurar materiais secos em um mundo úmido é sob grandes árvores verdes e pinheiros. Na base dessas árvores, normalmente há galhos secos, a maioria mortos, ainda agarrados à árvore, acima da umidade no solo. Use sua faca ou machado para remover esses galhos secos. Se ainda estiverem um pouco úmidos, descasque ou corte as camadas externas da casca para expor a madeira seca interna.
Algumas árvores mortas já caíram e se tornaram mais fáceis de coletar materiais inflamáveis. Fique em direção ao lado superior da árvore, pois o lado inferior pode estar bem molhado. Use a casca seca, as camadas internas e as agulhas de pinheiro mortas como material inflamável para o seu fogo.
Se você estiver perto de árvores que soltam pinhas, procure por aquelas que estejam razoavelmente secas e com certeza mortas. As pinhas são excelentes incrustações e, na verdade, queimam muito quentes, dando-lhe uma melhor oportunidade para inflamar as toras secas e fazer o fogo incendiar.
Existem cerca de cento e uma maneiras diferentes de acender o fogo, mas em cenários de clima frio, há alguns truques específicos que ajudam seu fogo a queimar mais, por mais tempo. Por exemplo, a formação do pavio e gravetos é vital para criar uma chama em um ambiente úmido.
Eu prefiro usar o método da cabine de registro, que é exatamente o que parece. Semelhante ao seu Lincoln Logs desde a infância, organize as tiras de gravetos em uma forma de cabana, menos o telhado. O material se encaixará bem dentro da “casa” e o fogo terá bastante oxigênio para ganhar força.
Outro estilo comum para acender incêndios em umidade é o estilo de tenda. Incline os gravetos uns contra os outros como uma tenda. O material se acomodará dentro do graveto e incendiará os bastões maiores para facilitar a adição de toras maiores. A tenda também permite que o calor suba naturalmente e dá ao fogo uma chance melhor de queimar alto.
O pyro interior em todos nós fica animado quando chega a hora de realmente acender o fogo. Este passo é bastante auto-explicativo, mas há algumas dicas e truques para tornar esse processo mais rápido e seguro.
Alimentar seu fogo é um dever surpreendentemente significativo. A quantidade de tempo que você planeja ter seu fogo depende muito da quantidade de madeira que você coletou nas etapas anteriores. Sem toras secas para continuar a alimentar sua chama, seu fogo certamente irá queimar e você certamente irá congelar.
Certifique-se sempre de ter madeira seca suficiente reservada para a quantidade de tempo que precisa de calor. Se você planeja ficar uma noite inteira perto do fogo, tenha uma grande pilha de troncos esperando para ser queimada. Se você não está sozinho, não se esqueça de designar amigos de fogo: uma pessoa para tirar uma pausa para dormir e uma pessoa para assistir ao incêndio.
Um lembrete óbvio, mas importante: apenas jogue troncos secos no fogo. Muitas vezes, os incêndios em clima úmido não estão queimando com calor suficiente para realmente queimar através de troncos úmidos. Registros úmidos acabam sufocando a chama, fazendo com que você inicie seu processo - o que não é divertido.
Minha parte favorita de começar um incêndio está sendo feita começando seu fogo, concentrando-se em mantê-lo queimando e apreciando as vistas ao seu redor. Uma vez que você tenha construído um fogo sólido, descanse, relaxe, recupere o sono ou passeie pelo deserto em busca de novas paisagens para fotografar .
Ser um sobrevivente é mais do que apenas trabalhar para viver. Depois de ter cumprido os seus deveres durante o dia, contemple o mundo e as vistas que o cercam. Aproveite suas experiências na natureza e abra seu coração para a possibilidade de um mundo maior do que você.

Comentários