Eventos Críticos
Os trabalhos relacionados a eventos críticos do Serviço Geológico do Brasil - CPRM são realizados através do Programa Recursos Hídricos Superficiais. Seguem abaixo suas ações.Monitoramento de Redes Hidrológicas
Implantação e operação de redes hidrometeorológicas, telemétricas, de qualidade de água e sedimentométricas, bem como monitoramento de níveis em açudes. Opera a rede hidrometeorológica nacional, constituída de cerca de 2.500 estações, sendo 200 telemétricas via satélite. Além da coleta, consiste e armazena cerca de 240.000 dados hidrológicos anuais. A análise de consistência é realizada de acordo com a Diretrizes para Tratamento de Dados Hidrométricos, elaborada em parceria com a Agência Nacional de Águas, e o armazenamento é efetuado através do Banco de Dados HIDRO (ANEEL/ANA).
Sistema de Alerta de Eventos Críticos - SACE
Implantação e operação de sistemas de previsão de níveis e alerta hidrológico.
- Bacias Monitoradas: Bacia do Rio Amazonas, Bacia do Rio Paraguai (Pantanal), Bacia do Rio Doce, Bacia do Rio Caí, Bacia do Rio Muriaé, Bacia do Rio Acre, Bacia do Rio Madeira, Bacia do Rio Parnaíba, Bacia do Taquari, Bacia do Rio Mundaú e Bacia do Rio Branco.
- Manchas de Inundação: Colatina/ES, Governador Valadares/MG, Ponte Nova/MG e Porto Velho/RO.
- Secas e Estiagens: Belo Horizonte e São Paulo.
- Monitoramento Especial do Rio Doce
Estudos, Levantamentos e Cartografia Hidrológica
Desenvolvimento de pesquisa visando conhecer os processos físicos do ciclo hidrológico, com destaque à interface da hidrologia de superfície com a hidrogeologia, através de bacias experimentais e representativas, estudos de regionalização de vazões e de chuvas intensas, previsão de níveis, elaboração de mapa de inundação, dentre outros.
Efeitos da cheia na cidade de Colatina (ES). Sistema de alerta do Rio Doce
Enchente em Governador Valadares. Sistema de alerta contra enchentes da Bacia do Rio Doce (MG-ES)
Redes hidrometeorológicas e telemétricas
Comentários
Postar um comentário