Para bancos e empresas, atitude é marketing das Forças Armadas em evento que impede exposição de marcas
O gesto de atletas financiados pelo
Ministério da Defesa de prestar continência nos pódios da Olimpíada tem
deixado irritados representantes do setor de marketing de bancos e
empresas. Liberado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), em dívida
com as Forças Armadas pelo apoio na Rio-2016, aatitude de erguer a mão
na testa, mantendo o corpo em posição de sentido, é considerada
merchandising explícito em um evento que impede a ostentação de marcas.
Na madrugada de ontem, o Centro de Comunicação Social da Marinha, em Brasília, disparou nota para ressaltar que a dupla de sargentos Alison Cerutti e Bruno Schmidt tinha conquistado medalha de ouro no vôlei de praia. Pouco antes, no pódio, Alison prestou continência de forma rápida em meio à euforia da torcida. Ele e o companheiro de esporte recebem R$ 3.200 cada por mês desde que foram "alistados", há três anos, pelo Programa de Alto Rendimento de Atletas da pasta da Defesa.
Alison não pode evidenciar as marcas de outros patrocinadores, como Banco do Brasil, Embratel, Oakley e Red Bull. "Vou sugerir à nossa equipe que divulgue um release para enaltecer conquistas dos nossos "bancários"", disse, em tom de ironia, um representante do marketing esportivo do Banco do Brasil, que patrocina boa parte do vôlei e do vôlei de praiano País.
Em entrevista ao Estado, Alison não teve meias palavras para falar do patrocínio. "Eu e o Bruno somos terceiros sargentos da Marinha. Eu sou milico. Então, presto continência, o COI aceitando ou não", afirmou. "Esse é meu papel, represento o meu País, visto a minha bandeira e sou um bravo zulu", completou. "Pertenço a isso e nunca vou esconder." Alison virou "milico" depois de levar a prata em Londres-2012 em parceria com Emanuel.
A postura de Alison foi a mesma de outros atletas militares, como Felipe Wu (prata no tiro esportivo), Arthur Nory (bronze na ginástica artística), Rafael Silva (bronze no judô), Arthur Zanetti (prata na ginástica), Thiago Braz (ouro no salto com vara) e Kahena Kunze e Martine Grael (ouro navela). As judocas Rafaela Silva e Mayra Aguiar (ouro e bronze) foram as únicas patrocinadas pelas Forças Armadas que não bateram continência, um gesto facultativo. Rafaela chegou a confidenciar que teve medo de perder amedalha.
Zanetti, campeão olímpico em argolas em Londres-2012,tornou-se sargento a um mês dos Jogos do Rio. O técnico dele, Marcos Goto, reagiu à decisão de Zanetti de prestar continência: "Quem dá treino para os atletas sou eu, não os militares". Dos 465 atletas da delegação brasileira nesta Olimpíada, 165 recebem o patrocínio do Ministério da Defesa.
O boxeador baiano Robson Conceição afirmou que só recebeu medalha de ouro por ser do quadro da Marinha. "Em certo momento eu estive afastado da Confederação Brasileira de Boxe e foi a Marinha quem me deu apoio. Minha continência sempre será prestada", disse.
Para Felipe Wu, medalhista na categoria pistola de ar de 10 metros, virar sargento do Exército garantiu a acesso a armas de precisão e restritas às Forças Armadas.
A tacada de marketing dos militares, considerada simples e genial na área de patrocínio esportivo, teve origem na preparação para os Jogos Mundiais Militares, no Rio, em 2011. A cúpula da Aeronáutica, Exército e Marinha decidiu alistar atletas de melhores rendimentos para competir. Os atletas fizeram seu papel, com muita continência no pódio. O patrocínio pode se prolongar por oito anos.
Enquanto o governo busca afinar um discurso para explicar o não cumprimento da meta de o Brasil ficar entre os dez primeiros no ranking de medalhas, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, anunciou para hoje coletiva na Ilha das Cobras para comemorar as 13 medalhas dos militares. A Ilha das Cobras é ocupada por instalações da Marinha.
Na madrugada de ontem, o Centro de Comunicação Social da Marinha, em Brasília, disparou nota para ressaltar que a dupla de sargentos Alison Cerutti e Bruno Schmidt tinha conquistado medalha de ouro no vôlei de praia. Pouco antes, no pódio, Alison prestou continência de forma rápida em meio à euforia da torcida. Ele e o companheiro de esporte recebem R$ 3.200 cada por mês desde que foram "alistados", há três anos, pelo Programa de Alto Rendimento de Atletas da pasta da Defesa.
Alison não pode evidenciar as marcas de outros patrocinadores, como Banco do Brasil, Embratel, Oakley e Red Bull. "Vou sugerir à nossa equipe que divulgue um release para enaltecer conquistas dos nossos "bancários"", disse, em tom de ironia, um representante do marketing esportivo do Banco do Brasil, que patrocina boa parte do vôlei e do vôlei de praiano País.
Em entrevista ao Estado, Alison não teve meias palavras para falar do patrocínio. "Eu e o Bruno somos terceiros sargentos da Marinha. Eu sou milico. Então, presto continência, o COI aceitando ou não", afirmou. "Esse é meu papel, represento o meu País, visto a minha bandeira e sou um bravo zulu", completou. "Pertenço a isso e nunca vou esconder." Alison virou "milico" depois de levar a prata em Londres-2012 em parceria com Emanuel.
A postura de Alison foi a mesma de outros atletas militares, como Felipe Wu (prata no tiro esportivo), Arthur Nory (bronze na ginástica artística), Rafael Silva (bronze no judô), Arthur Zanetti (prata na ginástica), Thiago Braz (ouro no salto com vara) e Kahena Kunze e Martine Grael (ouro navela). As judocas Rafaela Silva e Mayra Aguiar (ouro e bronze) foram as únicas patrocinadas pelas Forças Armadas que não bateram continência, um gesto facultativo. Rafaela chegou a confidenciar que teve medo de perder amedalha.
Zanetti, campeão olímpico em argolas em Londres-2012,tornou-se sargento a um mês dos Jogos do Rio. O técnico dele, Marcos Goto, reagiu à decisão de Zanetti de prestar continência: "Quem dá treino para os atletas sou eu, não os militares". Dos 465 atletas da delegação brasileira nesta Olimpíada, 165 recebem o patrocínio do Ministério da Defesa.
O boxeador baiano Robson Conceição afirmou que só recebeu medalha de ouro por ser do quadro da Marinha. "Em certo momento eu estive afastado da Confederação Brasileira de Boxe e foi a Marinha quem me deu apoio. Minha continência sempre será prestada", disse.
Para Felipe Wu, medalhista na categoria pistola de ar de 10 metros, virar sargento do Exército garantiu a acesso a armas de precisão e restritas às Forças Armadas.
A tacada de marketing dos militares, considerada simples e genial na área de patrocínio esportivo, teve origem na preparação para os Jogos Mundiais Militares, no Rio, em 2011. A cúpula da Aeronáutica, Exército e Marinha decidiu alistar atletas de melhores rendimentos para competir. Os atletas fizeram seu papel, com muita continência no pódio. O patrocínio pode se prolongar por oito anos.
Enquanto o governo busca afinar um discurso para explicar o não cumprimento da meta de o Brasil ficar entre os dez primeiros no ranking de medalhas, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, anunciou para hoje coletiva na Ilha das Cobras para comemorar as 13 medalhas dos militares. A Ilha das Cobras é ocupada por instalações da Marinha.
Análise:Com a missão de ganhar
Os atletas militares, quase todos no posto de 3º sargento, suboficiais, não são combatentes e não cumprem deveres específicos dos quadros das Forças - Exército, Marinha, Aeronáutica -, embora vistam farda, cumpram horários e tenham passado pelos ciclos de 45 dias de habilitação do pessoal. Precisam ter o segundo grau escolar. E a capacidade para cumprir a missão: ganhar medalhas, desenvolver padrões esportivos. "Se alguma coisa desse conhecimento puder ser aproveitado na qualificação da tropa, tanto melhor -mas o objetivo não é esse", disse ao Estado um oficial da reserva ligado ao setor de medicina esportiva.
A Defesa utiliza o programa em seu marketing? Sim. E faz isso com grande competência, destacando o envolvimento da instituição com as expectativas do País. Os interessados são selecionados por meio de um edital público e ingressam no Programa Olímpíco.
A 3º sargento da Marinha Rafaela Silva, ganhadora da medalha de ouro na categoria até 57 kg do judô, candidatou-se ao projeto em 2014. No Centro de Educação Física, encarou as provas de resistência física, sobrevivência, condicionamento, tiro com fuzil e pistola. Nos exercícios de luta, teve "uma certa facilidade", dizem seus companheiros do Cefan. A judoca de 24 anos é uma contratada temporária da Marinha, com claros objetivos a serem atingidos no aperfeiçoamento de sua especialidade.
Os suboficiais atletas recebem soldo de cerca de R$ 3 mil. Cada um deles segue a agenda de eventos técnicos fixada pela entidade máxima que rege a modalidade esportiva. Geralmente, é essa organização que indica os locais e as rotinas dos treinamentos diários, que costumam ser realizados em dois turnos. Como Rafaela, na Marinha, o grupo pode usar instalações e recursos das Forças Armadas para práticas físicas e táticas, com amplo suporte na área da saúde. Não, nenhum deles é obrigado a prestar continência quando está no pódio. Mas, quando o cumprimento é feito, o comando gosta.
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