Tempestade com ventos de 84 km/h causa estragos na região Oeste de SC


500 casas foram afetadas e duas mortes confirmadas pelo Corpo de Bombeiros


Tempestade com ventos de 84 km/h causa estragos na região Oeste de SC Rádio Atual FM 103.5/Divulgação
Ventos passaram dos 84km/h na regiãoFoto: Rádio Atual FM 103.5 / Divulgação
Uma tempestade no início da tarde desta segunda-feira deixou um rastro de estragos pelo Oeste de Santa Catarina. A gerência da Defesa Civil confirma que um tornadopassou por Xanxerê nesta tarde com ventos passaram de 84km/h. Meteorologistas chegaram a cogitar a possibilidade de uma micro-explosão, porém otornado foi confirmado na noite desta segunda-feira.
Até o momento duas mortes foram confirmadas pelo Corpo de Bombeiros de Xanxerê, e pelo menos 60 pessoas feridas. Duas crianças sofreram múltiplos ferimentos e foram encaminhas para Chapecó em estado grave. Cerca de 1 mil pessoas estão desabrigadas, de acordo com a Defesa Civil.  
— Há a informação de óbitos na região, mas estamos com problemas na comunicação por internet e telefone o que dificulta nossa ação — comentou o comandante do Corpo de Bombeiros de Xanxerê, Walter Parizotto. 

Em Xanxerê os bairros de Tacca e dos Esportes foram os mais afetados pelo vendaval. Os bairros Colatto, São Jorge, Bortolon, Pinheiro e Vila Uniãotambém foram atingidos. Dados preliminares do coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri, apontam que 500 casas foram atingidas. Já os Bombeiros de Xanxerê falam que entre 30 e 40% das casas do município foram atingidas. Os ventos fortes também desabaram o Ginásio Municipal Ivo Sguissardi, o principal da região.
Segundo informações da Rádio Super Difusora Xanxerê, feridos chegam a todo momento ao Hospital Regional São Paulo, que inclusive recruta ajuda de voluntários para auxiliar no atendimento.
Além da ajuda, autoridades pedem doações de água, comida, colchões e agasalhos para os afetados pela tempestade, que devem ser entregues ao Corpo de Bombeiros de Xanxerê. As pessoas que tiveram as casas destruídas estão sendo encaminhadas para a escola Pequeno Príncipe.
::: "Escorei os pés no balcão e escorei a porta com as costas", relata morador

Três viaturas do Corpo de Bombeiros de Chapecó se deslocaram para a cidade para auxiliar nas ocorrências.
Confira as imagens de satélite disponibilizadas pela Epagri/Ciram que representam a movimentação das nuvens nas últimas quatro horas em Santa Catarina. Os pontos em rosa são as nuvens de maior altitude, geralmente associadas às tempestades.
*Com informações do repórter Darci Debona.
DIÁRIO CATARINENSE

Comentários