CHINA - Empresas Indústria de Defesa Surpreendem



O levantamento dos TOP 100 da Indústria de Defesa deste ano da publicação americana DefenseNews trouxe uma novidade que surpreende e alarma a Base Industrial de Defesa do Ocidente

Pela primeira vez desde 2001, o TOP 100  inclui empresas de defesa chinesas, e seis delas estão entre as TOP 15, uma grande reviravolta das principais empresas de defesa do mundo.

Ao contrário da maioria das empresas de defesa ocidentais, não há declarações públicas sobre as receitas de defesa das empresas chinesas. Para calcular o srankink, o DefenseNews aliou-se ao Instituto Internacional para Estudos Estratégicos (IISS), sediado em Londres, que estudou extensivamente a indústria de defesa chinesa durante vários anos.

O total das receitas de defesa do ano fiscal de 2018 para as 100 maiores empresas foi de US $ 490 bilhões, o maior valor em anos.

O IISS acompanhou fontes primárias, como relatórios da empresa ou do governo, fontes secundárias em chinês (como meios de comunicação financeiros) e fontes de notícias não chinesas para chegar a números de receita total para oito empresas estatais chinesas ou conglomerados com preocupações industriais de defesa.

A parte mais complicada foi determinar a receita de defesa versus receita comercial para cada conglomerado da SOE. Para fazer isso, a equipe do IISS analisou centenas de pequenas subsidiárias para cada SOE, restringindo-as a 460 subsidiárias de nível médio. Os pesquisadores então determinaram se as atividades das subsidiárias eram principalmente militares ou comerciais.

A suposição era de que, se 50% das subsidiárias de um grupo tivessem foco militar, a suposição era de que 50% da receita do grupo vinha da defesa.

Este método foi parcialmente fundamentado pela China North Industries Group Corporation Limited, também conhecida como NORINCO, a única das oito empresas que relataram uma distinção entre suas atividades civis e militares.

De acordo com a NORINCO, 80,8% de sua receita vem de atividades civis, o que essencialmente coincide com a estimativa da empresa que a IISS criou. Os números oficiais do NORINCO alinhados tão bem com as estimativas deram “confiança” aos pesquisadores, disse a pesquisadora Beraud-Sudreau do IISS. “Nós chegamos muito perto de seu número oficial. Então, achamos que essa metodologia é viável”.

Notavelmente, coletar informações sobre as estatísticas de 2018 foi muito mais difícil do que nos anos anteriores, com uma empresa bloqueando o acesso ao seu site de fora da China. "Se este é um esforço concertado por essas empresas, de propósito, isso realmente mostra suas próprias preocupações com a quantidade de informações que eles distribuem e disponibilizam", disse ela. "Pode ser coincidência ou pode ser uma resposta às atuais tensões com o setor de tecnologia e o governo americanos."

As principais empresas chinesas no ano fiscal de 2018 e a classificação no TOP100 são:

RankingEMPRESAFaturamento
Defesa
Faturamento Total%
Defesa
5Aviation Industry Corporation of China   24,902.01   66,405.3638
8China North Industries Group Corporation Ltd   14,777.77  68,100.3022
10China Aerospace Science and Industry Corporation  12,130.93  37,909.1732

11
China South Industries Group Corporation    11,963.37 38,591.5332
12China Electronics Technology Group10.275.5833.354.0131
14China Shipbuilding
Industry Corporation
9,795.478,977.3620
19China Aerospace
Science and
Technology
Corporation
8,138.4710,200.0081
22China State
Shipbuilding
Corporation
4,954.0730,962.9415













A

No geral, essas oito empresas totalizaram aproximadamente US $ 97 bilhões em receita de defesa para 2018, colocando o mercado de defesa da China atrás apenas dos EUA; esse montante também é muito próximo dos cerca de US $ 100 bilhões em receita de defesa dos países europeus da lista (ver lista abaixo).
Mas enquanto as empresas chinesas são claramente grandes participantes em termos de receita, Nouwens questionou quanto de atores globais elas provavelmente serão no curto prazo.
"As palavras-chave deste ano são 'grande poder competitivo', e os países terão que tomar uma decisão importante para se alinhar com os EUA ou a China no mercado de defesa de defesa", disse ela. "E os países agora alinhados com os EUA não vão querer desistir disso."
Embora tenha havido alguns notáveis ??relatórios de estados do Golfo comprando UAVs de fabricação chinesa, as empresas chinesas na verdade têm exportações limitadas em geral. A grande maioria das receitas que fluem para essas empresas vem diretamente de Pequim, com as exportações em grande parte limitadas a Bangladesh, Argélia, Mianmar e Paquistão. Este último responde por 36% das exportações de defesa chinesas. A China exporta aeronaves de combate de alta qualidade para o Paquistão, graças ao acordo de co-produção da aeronave JF-17 Thunder e, mais recentemente, a Mianmar.
“Empresas européias ou russas precisam exportar para sobreviver. As empresas chinesas e americanas não precisam disso - elas têm um cliente interno suficientemente grande para sobreviver sem mercados externos”, disse Beraud-Sudreau. "Dadas as restrições dos EUA e a pressão americana em outros países para limitar suas conexões com a China, espere um foco na produção doméstica no futuro próximo"
Se alguém enfrentar os desafios de exportação da China, provavelmente serão empresas russas, disseram os pesquisadores, especialmente em áreas como a América Latina ou a África, onde as nações geralmente têm orçamentos limitados e estão dispostas a negociar capacidade para reduzir custos.
As empresas chinesas têm fraquezas. Os pesquisadores identificaram três áreas-chave - motores de aeronaves, sistemas de propulsão naval e sistemas de gerenciamento de combate - onde a indústria chinesa está atrasada. No entanto, parece haver um esforço conjunto de Pequim para colmatar essas lacunas, seja através da criação de tecnologia em centros de inovação recém-formados em todo o país, ou através de parcerias, como a da empresa ucraniana Motor Sich para trabalhar em motores de aeronaves.
E assim como nos EUA, existe a possibilidade de atividade de fusões e aquisições estimulando a inovação e reduzindo custos. Há uma expectativa de longa data de que a China State Shipbuilding Corporation e a China Shipbuilding Industry Corporation se fundirão, criando um único grande construtor naval na China, com uma receita combinada de defesa de cerca de US $ 14,7 bilhões. Isso a colocaria no nono lugar na lista das 100 melhores
Essa fusão seria impulsionada pelo governo, de acordo com os pesquisadores do IISS, e representa uma diferença notável entre os EUA e a China. Enquanto o Pentágono se preocupa com o fato de que a consolidação levará a menos concorrência e a preços mais altos, a China, com um sistema mais controlado, poderá ver essas medidas como simplesmente negócios inteligentes para eliminar os esforços duplicados
A China lançou 11 navios para a Marinha do Exército Popular de Libertação somente no primeiro semestre de 2019. Este valor é constituído principalmente por corvetas Tipo 056A, mas também inclui quatro destróieres Tipo 052D e outra doca da plataforma de aterragem Tipo 071.
A China também lançou navios para o seu crescente mercado de exportação naval durante o mesmo período, sendo um para a Malásia e três para a Nigéria, embora estes sejam navios relativamente pequenos e modestos.
Outros trabalhos de construção naval em andamento para o PLAN incluem pelo menos oito cruzadores Tipo 055 em vários estados de construção, bem como vários outros Tipo 052Ds. A China também está construindo mais dois porta-aviões, além de Liaoning, um antigo porta-aviões soviético reformado.

Uma versão modificada do Liaoning está sendo montada no norte da China, enquanto outra, maior, está tendo seus módulos construídos em um estaleiro na cidade de Xangai. A China também está construindo um navio de assalto de helicópteros Tipo 075 em outro estaleiro na mesma cidade, enquanto continua a desenvolver uma variedade de submarinos convencionais e movidos a energia nuclear.

Notas DefesaNet -

1 - As impresas chinesas estão marcadas em amarelo.
2 - EMBRAER ocupa a 84ª Posição com faturamento de U$  593 mi
     Impacto do atraso no programa KC-390

 

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