Como criar um mapa de ameaças





Umagrande parte do planejamento de respostas a um determinado desastre ou crise está funcionando onde você irá e como chegará lá. Dependendo das circunstâncias, podemos precisar evitar pontos de estrangulamento nas estradas, concentrações de pessoas, prováveis ​​locais de tumultos e saques, ou possíveis obstáculos que nos impeçam de obter a melhor velocidade possível.
Os preppers sérios geralmente conhecem sua localidade muito bem, mas a maioria não dará o passo extra de mapear pontos de interesse e áreas de preocupação em um mapa real. Mapear coisas como suas rotas primárias, alternativas e de contingência dentro e fora de sua cidade natal, bem como outras informações relevantes, servirão para lhe dar uma visão muito melhor sobre seu posicionamento e planejamento em sua totalidade.
Além disso, o papel lembra o que a mente esquece. Neste artigo, darei a você um guia passo-a-passo sobre como criar e marcar seu próprio mapa de ameaças para ajudá-lo em sua busca pela prontidão. Dessa forma, quando o desastre se aproxima, você não precisará confiar na memória.

Preocupações e considerações sobre mapas de ameaças

Nós vamos tirar isso do caminho antes de começarmos. A maioria de nós, na esfera da auto-suficiência e preparação, conhece bem nossos associados e familiares imagem estereotipada dos preppers em geral: a pessoa isolada , de olhos arregalados, furtiva e neurótica que é objeto de zombaria amigável (ou não tão amigável) por se comportar tão longe dos padrões aceitáveis ​​da sociedade "normal".

Essa caricatura é geralmente de um homem que gosta de boonie e de camuflagem; um com pilhas de latas de munição verde e paletes de tudo liofilizado dentro de uma casa isolada e mofada longe, longe de olhares indiscretos e "The Man". A peça de resistência neste comic é, naturalmente, o mapa gigante em sua vida parede do quarto, entrecruzada com barbante, cravejada de alfinetes e marcada por um marcador vermelho.
Seja honesto: no entanto, a maioria de nós pode se sentir preparando, nós queremos desesperadamente evitar esse estereótipo, e nós definitivamente não queremos ser aquele cara imaginário tão frequentemente ridicularizado. E assim, por mais útil que seja um mapa personalizado para nossos próprios planos e procedimentos, não fazemos uso dele. Nós não escolhemos um, imprima um ou qualquer coisa do tipo. Esse mapa coberto por marcadores parece ser "aquele cara".
Eu recebo sua relutância, leitor, mas esta é uma má ideia. Como qualquer outra coisa que fazemos, fazemos com o raciocínio honrado e completamente bem ajustado de manter a nós mesmos e a nossas famílias seguras, ou pelo menos mais seguras. Um mapa marcado ajudará você a fazer isso, assim como um estoque de munição, comida, água, luzes, baterias e muito mais. Deixe seus parentes e amigos se divertirem. Eles vão cantar uma melodia triste quando o outro sapato cair.
Faça o que você precisa fazer, e lembre-se que não é da conta de ninguém, se você está preocupado com as aparências.
mapa

Por que mapear em primeiro lugar?

Como mencionei acima, um mapa de ameaças é simplesmente um mapa apropriado à sua causa que possui suas próprias anotações, destaques, esboços e outras marcações pertinentes. Este mapa constitui uma ferramenta importante para analisar, refinar e codificar seus planos de evacuação, fuga e até mesmo abrigo no local.
Seu mapa anotará e exibirá possíveis obstáculos, perigos e riscos, pois eles podem afetar ou até atrapalhar seus planos. Com o tempo, à medida que seus planos mudam e evoluem, seus marcadores de ameaças mudam para refletir novas condições.
Seu mapa de ameaças pode ser tão simples ou complexo quanto você quiser. Alguns gostam de um esboço minimalista dos principais perigos e de sua primeira e melhor estrada fora da cidade. Outros são como intrincadas sobreposições de dados para serem chamadas e confundidas. Embora muito poucos dados sejam inúteis e muito seja esmagador, você pode criar um layout para o seu mapa de ameaças, mas ele será o melhor para você.
Em última análise, seu mapa será uma ferramenta de referência preciosa: quando você se deparar com uma situação em desenvolvimento, com fatores mais ou menos complexos com os quais deve negociar com êxito para sobreviver, consulte seu mapa para ajudá-lo a decidir o curso correto de ação. e rota, se for o caso, em vez de tentar segurar todos esses fatores em sua cabeça.
Considere isto; Soldados profissionais, aventureiros e outros envolvidos em situações perigosas contam com mapas com informações adicionais além de estradas e terrenos neles. Por que você não?

Que tipo de mapa eu preciso?

Depende. Tenha em mente que mais de um pode ser útil, digamos, uma de sua região e uma de sua cidade ou cidade. Você pode ter um atlas de estrada marcado para viagens de longa distância e um mapa topográfico para cobrir seu próprio planejamento a pé ou a fundo.
Comece com um mapa da sua cidade ou cidade, que é impresso com as principais estradas, instalações públicas, principais características e tipos de terreno e assim por diante. Considerando que você nem sempre precisa se livrar e, na verdade, abrigar-se no lugar é geralmente a melhor idéia, se isso for prático, faz mais sentido começar com isso. Lembre-se: primeiro, protegemos contra as ameaças mais prováveis ​​e nos expandimos a partir daí.
mapa do ipad

Devo usar papel ou mapas eletrônicos? Quão grande isso deve ser?

Essa é uma ligação pessoal, mas eu recomendo fortemente que você mantenha uma cópia impressa ou em papel dos seus mapas mais atuais em todos os momentos . Por mais confiáveis ​​e portáteis que sejam nossos dispositivos eletrônicos hoje em dia, há muitas situações que podem tornar seu uso impossível ou complicado; muito pouco é tão conveniente quanto extrair um mapa em papel quando você precisa consultá-lo.
Dito isto, os mapas electrónicos funcionam muito bem e são convenientes, desde que seja proficiente na utilização do seu dispositivo e do poder. Regalias adicionais podem ser coisas como uma sobreposição de navegação ou atualizações em tempo real sobre o tráfego e outras informações.
Quanto ao tamanho, o melhor tamanho é o que faz mais sentido para você. Mapas maiores obviamente permitirão melhores detalhes e resolução, bem como mais espaço para marcações intrincadas, mas têm a desvantagem de serem mais difíceis de armazenar e transportar (você pode pendurá-lo na parede em algum lugar da sua casa ...). Dobrar e rolar são opções para tornar os mapas maiores mais gerenciáveis, mas irão degradar o mapa ao longo do tempo, até que ele fique com defeitos ou um enrugamento permanente. Não é o fim do mundo, mas algo que você deve estar ciente.
mapa de ruas

Vamos marcar essa coisa

Então, o que você vai marcar no seu mapa de ameaças e como você deve fazer isso? Se você estiver usando um mapa eletrônico, poderá usar quaisquer ferramentas internas no seu aplicativo de mapeamento, se as tiver, ou converter o mapa em um formato de arquivo compatível com uma ferramenta de edição de gráficos. Mapas de papel têm mais opções.
Se você está marcando no mapa diretamente, você pode usar o que quiser; canetas, lápis, marcadores, marcadores e giz de cera são todos viáveis. Tome cuidado para que o que você usa para escrever no seu mapa não sangre tanto que ofusque algo importante na frente ou no verso do mapa.
Você pode sobrepor o mapa com um protetor de página transparente ou uma folha de acrílico para permitir que você escreva nele com marcadores de apagar a seco ou lápis de graxa. Isso tem a vantagem de permitir que você altere e atualize sua marcação à medida que seus planos e ameaças evoluem sem usar um novo mapa, mas obviamente marcações desse tipo não são indeléveis, então você precisa proteger seu mapa um pouco mais de qualquer coisa que pode usar ou lavar sua marcação.
Antes de anotar tudo o que cruza sua mente em seu mapa, tire um minuto para reunir seus pensamentos e alinhá-los com seus objetivos: o que você pretende realizar com seu mapa de ameaças? Quais detalhes são mais importantes para você? Você vai gravar muitos dados ou apenas um pouco sobre isso? Como você indicará os dados? cor, padrão, símbolo ou outra coisa?
Seu mapa deve ser fácil de entender, apenas para você. Adote um sistema para a sua marcação e se você tiver uma variedade de cores, padrões e símbolos incluídos, considere a criação de uma legenda para o mapa.

Ameaças e pontos de preocupação

Abaixo estão alguns itens que você pode considerar marcando em seu mapa e meus pensamentos sobre como indicar cada um que pode servir como uma diretriz para criar o seu próprio. Não tenha medo de se desviar das minhas recomendações; Não estou usando nenhuma metodologia oficial padronizada, marcações de regulamentação militar ou qualquer outra coisa. Essas coisas podem agregar valor para alguns, mas para a maioria dos preppers civis são desnecessários.
Áreas de alto crime
Áreas em sua localidade que têm a reputação de transformar atividades criminosas devem ser marcadas em seu mapa, pois qualquer evento que interrompa a atividade policial ou proteja empresas criminosas verá o aumento de crimes, muitas vezes com áreas imediatamente próximas a setores defeituosos afetados pela pior e mais rápida atividade. . Você deve estar evitando essas partes da cidade, de qualquer forma, se tiver alguma escolha no assunto.
Eu gosto de marcar o limite grosseiro dessas áreas em laranja nos meus mapas e sombrear levemente os interiores ou passar algumas faixas de perigo através dele. Tenha em mente que a criminalidade não é delineada por nenhuma rua de “fronteira”, e facilmente se espalhará para áreas mais afluentes ou seguras durante ou após uma crise. Uma boa vizinhança só é boa até que algum babaca passeie por ela.
Rotas de entrada / saída
Você deve ter, no mínimo, duas rotas para dentro e fora da cidade a partir de sua casa ou local de trabalho marcados em seu mapa de ameaças, com atenção para fontes prováveis ​​de lentidão ou qualquer gargalo que possa ocorrer. Preste atenção também em colocar a maior distância possível entre a sua rota e qualquer parte da cidade.
Pense com cuidado em como sua rota será afetada por uma massa de pessoas em pânico, que fogem ou que podem ser paralisadas ou estranguladas pelas autoridades em uma crise. Destaco minhas rotas em azul claro e preencho todos os desvios como uma linha tracejada que me levará ao redor de potenciais bloqueios de estradas ou obstruções semelhantes.
Obstáculos Potenciais, Barreiras Rodoviárias e Gargalos
Estradas estreitas, pontes e vias públicas sujeitas a tráfego podem ficar facilmente bloqueadas ou restringir o veículo em caso de emergência. Além disso, estradas e caminhos que são fáceis de tornar impassíveis devem ser ilustrados também se eles são uma rota potencial fora da cidade ou para casa, aqueles que têm características como ombros muito íngremes, inundam facilmente ou são forrados com grandes árvores. Qualquer um desses pode se tornar detonadores para todos, menos para os veículos mais capazes.
Marcar esses itens em vermelho ao longo do sombreamento da rota azul e, geralmente, com uma pequena ilustração do risco para fácil identificação em um piscar de olhos. Você não precisa ir ao mar e fazer isso para o mapa inteiro, apenas as rotas que o verão dentro ou fora da cidade.
Safe Havens e Gov't. Edifícios
Marcar todos os refúgios seguros onde posso esperar segurança, reabastecimento ou outra ajuda no meu mapa em verde com uma pequena nota se o mapa já não tiver um símbolo. Coisas como hospitais, delegacias de polícia e bombeiros, estações EMS e instalações do governo da cidade. Também marquei os locais dos meus amigos mais próximos e membros da família, onde sei que posso entrar em uma tempestade, e para ter certeza de que posso encontrar uma rota alternativa para eles, caso estejam em perigo.
Agora, estou ciente de que algumas pessoas consideram que grandes instalações governamentais e civis são locais a serem evitados em um desastre por uma variedade de razões, de doenças ou possíveis alvos (ou traficantes) de violência. Essa é uma escolha pessoal, mas defendo que nos preparemos para quais ameaças são mais prováveis ​​de ocorrer. Seguindo esse raciocínio, a maioria das situações verá qualquer um dos itens acima como centros onde você pode obter ajuda ou resgate, e eu planejo de acordo com isso.
Zonas de risco de desastre
Marque qualquer recurso de terreno natural ou estrutura artificial que possa aparecer proeminentemente em uma crise como uma importante fonte de perigo em seu mapa. Isso pode ser algo como uma usina nuclear ou química que liberará quem sabe o que, ao vento, se explodir ou queimar, ou uma planície de inundação ao redor de um rio que se torna notoriamente impassível depois de fortes chuvas. Nas montanhas próximas, você pode marcar os caminhos de prováveis ​​avalanches, ou áreas mais vulneráveis ​​a lahares ou fluxos piroclásticos perto de um vulcão. Saiba quais são as maiores ameaças em sua área e saiba até onde seus efeitos podem chegar.
Eu marquei esses perigos em marrom de acordo com a natureza da ameaça. Vou delinear uma zona de várzea ou de deslizamento de terra como faço em uma área de alta criminalidade. Vou marcar instalações feitas pelo homem com um símbolo que as represente e, em seguida, um arco de efeito projetado de acordo com as condições de vento predominantes mais comuns no meu local. Isso me permite planejar meu movimento ou escapar de acordo com as áreas com maior probabilidade de serem impactadas ou ficarem impassíveis.
Você deve obviamente mudar suas prioridades se descobrir que sua casa ou escritório está em qualquer uma dessas zonas afetadas.
Outras coisas que você deseja incluir no seu mapa:
  • locais de caixas eletrônicos, caso eles estejam funcionando e você precise fazer uma retirada rápida de dinheiro
  • locais de máquinas de venda automática, para que você possa pegar alguns suprimentos extras
  • estradas com declives íngremes, porque podem ser difíceis de conduzir, particularmente durante o inverno (a menos que você tenha um veículo sólido com defeito de 4 × 4 )

Atualizando e usando seu mapa

À medida que seus planos mudam e as ameaças evoluem ou diminuem, atualize seu mapa. Também atualize seu mapa com quaisquer observações que possam indicar uma nova ameaça ou ponto de preocupação. Se você notar uma estrada lidando com muito mais tráfego do que antes e fazendo o backup regularmente, pode depender de uma situação bem pior em um desastre real. Altere seu trajeto ou marque apenas o alongamento lento.
Os locais e edifícios que são locais regulares de protesto devem ser marcados como zonas de perigo, ou talvez removidos da sua lista de refúgios seguros, caso tenham sido um antes. Você não precisa ter nada a ver com massas lotadas de pessoas estressadas e agitadas em momentos amenos, muito menos quando as apostas são muito maiores.
Ao atualizar seu mapa, não faça muitas correções, marcações, rasuras e afins antes de descartá-lo e recriá-lo. Todas essas marcas e rabiscos ficam confusos rapidamente. Se você usou uma tinta ou graxa apagável, então é bom ir, obviamente, mas tome cuidado para eliminar completamente qualquer marcação anterior que precise ser removida. Uma crise não é hora de adivinhar que linha tracejada ou rabisco errante.
Uma vez que seu mapa é atualizado e definido da maneira que você pode fazer uso dele, faça o backup. Faça uma cópia de alta resolução ou digitalize-a em um dispositivo para que você possa utilizá-la independentemente de como estiver viajando. Coloque uma cópia no seu BOB e veículo. Você pode considerar laminar um mapa em papel se não for resistente a intempéries ou colocá-lo em um caso de mapa para serviços pesados. Consultá-lo regularmente quando o problema está se formando, mesmo que apenas no horizonte. Todo esse tempo e pesquisa valerão a pena quando você precisar decidir rapidamente um curso de ação e seu mapa puder ajudá-lo a fazê-lo.

Conclusão

Um mapa de ameaças não é apenas um suporte para o sobrevivente perturbado e paranóico. Um mapa de ameaças, feito com cuidado e inteligência, é um recurso valioso para a mitigação de riscos e o planejamento de desastres. Adapte o seu para apoiar seus objetivos e você aumentará muito sua prontidão pessoal.

Comentários