Terremoto atinge região de Fukushima e gera alerta de tsunami



  • Canal de TV japonês NHK transmite alerta de tsunami após terremoto
    Canal de TV japonês NHK transmite alerta de tsunami após terremoto
 Um terremoto de magnitude 6.9 atingiu nesta segunda-feira (21) a costa da província de Fukushima, no leste do Japão, e provocou um alerta de tsunami para ondas de até três metros.  O tremor, que inicialmente foi classificado como de magnitude 7.3 mas depois foi rebaixado, também foi sentido em Tóquio.
Segundo a agência meteorológica japonesa, o sismo ocorreu por volta das 6h da manhã (horário local), a uma profundidade de cerca de 10 km. As autoridades já ordenaram que os moradores de Kaimashi, 280 km ao norte de Fukushima, deixem a cidade.  
"Não pense que você está seguro", disse mensagem da emissora NHK. "Fuja para locais mais altos." 
A agência meteorológica do Japão disse ter indícios, com base no movimento do mar, de formação de um tsunami. Segundo o órgão, há movimentos de retração da água na costa, conhecido como "backwash", e também movimentos suspeitos em alto-mar.

10.fev.2016 - Vestindo macacões e máscaras, jornalistas recebem informações de funcionários (em azul) da Tepco diante dos reatores nucleares de Fukushima
Segundo a agência americana USGS, dois tremores secundários se seguiram ao inicial, um de magnitude 5.4 e outro, de 4.8.
Em 2011, a mesma região foi palco de um violento terremoto de magnitude  8.9 que abalou a estrutura da central nuclear da província, no maior desastre desse tipo desde o vazamento em Chernobyl, em 1986.  
No entanto, segundo a Tokyo Electric Power Company, não foi registrada nenhuma anomalia nos reatores da planta de Fukushima após o tremor desta segunda-feira. Até hoje, dezenas de milhares de pessoas estão desalojadas por causa da radiação liberada após o sismo de 2011.   (Com agências internacionais)

Comentários