Milhares
de radicais islâmicos vivem em diversas regiões da Alemanha. A maioria
daqueles que aceitam ser recrutados para a Jihad tem, segundo o diretor
do Serviço de Proteção à Constitutição do país, o seguinte perfil:
homem, muçulmano, com histórico de migração e fracassos na biografia.
Muitos são filhos de imigrantes em busca de orientação e apoio, mas há
alemães convertidos no grupo.
O psicólogo palestino Ahmad Mansour é o
mais recente ganhador do Prêmio Ossietzky para História Contemporânea e
Política, oferecido a cada dois anos pela cidade de Oldenburg.
Especialista em radicalização da juventude islâmica, ele foi homenageado
devido à sua "contribuição valiosa à defesa da democracia, tolerância e
integração".
Nascido em 1976, Mansour cresceu em um
povoado perto de Tel Aviv e está radicado em Berlim desde 2004. Em
entrevista à DW, o autor do livro Generation Allah (geração
Alá, em tradução livre), lançado na Alemanha no ano passado, diz que o
avanço do extremismo religioso na Europa pode ser detido pela
popularização e a europeização do islã.
"Precisamos de um islã alemão, um islã europeu. Um que apoie incondicionalmente os direitos humanos", defende.
DW: O senhor já
recebeu vários prêmios, incluindo o Prêmio Josef Mendelssohn do governo
de Berlim. O que significa agora este Prêmio Carl von Ossietzky para
História Contemporânea e Política, que o senhor ganha da cidade de
Oldenburg?
Ahmad Mansour: Claro que
o Prêmio Josef Mendelssohn também foi um evento importante na minha
vida e na de meus colegas. Mas obter agora esse este reconhecimento fora
de Berlim me dá a sensação de ter me tornado conhecido em toda a
Alemanha.
Há semanas, o senhor é convidado
frequente na mídia alemã como analista sobre extremismo islâmico. Com
isso, o senhor se tornou uma pessoa bastante pública. O senhor tem
recebido ameaças tanto de islamistas como de extremistas de direita e
tem recebido, por isso, proteção pessoal. Isso é muito angustiante para o
senhor? O senhor consegue ainda trabalhar sem ser incomodado?
Quando estou em uma escola ou em um
evento, eu posso esconder esse temor muito bem. A ameaça, infelizmente,
faz parte do negócio. Por isso, eu sinto que este prêmio é como um
reconhecimento que vai contra o ódio. Essas noites e eventos mostram que
a maioria das pessoas neste país pensa como eu e gosta do meu trabalho.
Atualmente, há um forte debate
sobre mesquitas na Alemanha, sobre seu financiamento e a língua dos
sermões. O líder da bancada dos conservadores da União Democrata Cristã
(CDU) no Parlamento alemão, Volker Kauder, propôs que haja um controle
estatal sobre as mesquitas. O senhor acha que isso faz sentido?
Não, de uma forma geral, não. Mesquitas
onde o ódio é pregado, são observadas pelos serviços alemães de
inteligência de qualquer forma. Precisamos de um islã alemão, um islã
europeu. Um que apoie incondicionalmente os direitos humanos. Mas isso
não é tarefa dos políticos alemães, sejam eles conservadores,
social-democratas ou verdes, mas é o dever dos muçulmanos promover
debates entre os muçulmanos, fazendo o islã se tornar conhecido na
Alemanha, especialmente entre os jovens.
Se alemão fosse falado nas mesquitas,
seria, evidentemente, muito melhor para os jovens do que na situação
como ela está agora. A radicalização ocorre também porque os salafistas
são os únicos que falam alemão e conhecem a linguagem dos jovens. Mas
não devemos deixar de reconhecer que não apenas os adolescentes é que
importam. Há pessoas suficientes, idosos, antigos imigrantes que apenas
vão às mesquitas para encontrar sua linguagem e seus temas. Portanto,
não devemos generalizar.
Sou a favor de um islamismo independente
do exterior na Alemanha, independente da Turquia, da Arábia Saudita. Mas
isso não pode ser alcançado por meio de legislação e através de tais
propostas indiferenciadas. Tem que haver um debate dentro da comunidade
islâmica na Alemanha.
Que papel as associações muçulmanas devem assumir?
O meio político dá muito mais poder a
associações muçulmanas do que elas realmente têm, porque não representam
todos os muçulmanos. E, infelizmente, elas são organizações muçulmanas
conservadoras, que pregam um islã que nem sempre apoia democracia e
direitos humanos. Acredito que a situação é muito diferente hoje do que
era quatro ou cinco anos atrás. Mas gostaria que as associações de
mesquitas e de muçulmanos fizessem mais do que simplesmente dizer "isso
não tem nada a ver com o islã" e mostrassem alternativas aos jovens. Mas
ainda há um longo caminho até lá.
O senhor pede uma profunda reforma do islamismo em seu livro. O senhor vê progressos?
Há cinco anos, os salafistas ainda tinham
livre acesso a muitas mesquitas. Eles eram convidados como pregadores
de destaque. Hoje, a maioria das mesquitas é muito crítica a esses
radicais. Está sendo feito mais para alertar os jovens sobre os riscos e
os perigos da radicalização. Mas isso está longe de ser suficiente. A
compreensão do islã que muitas pessoas têm neste país e que é
representada em muitas mesquitas, já gera, de forma atenuada, a base
sobre a qual os radicais constroem suas ideologias. Por isso, penso ser
preciso uma reforma para apresentar um islã que não tem nada em comum
com os radicais.
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